sicnot

Perfil

País

Ministra pede "alguma serenidade" num momento de luta contra as chamas

LUSA

A ministra da Administração Interna pediu esta quarta-feira "alguma serenidade" ao país num momento que é de luta contra os incêndios para que o combate às chamas possa ser eficaz.

"Estamos num momento de luta e, para lutarmos com eficácia, temos de manter agora alguma serenidade. A nossa primeira prioridade é, neste momento, combater estes incêndios e deixar os operacionais no terreno fazerem aquilo que sabem fazer", disse aos jornalistas Constança Urbano de Sousa.

Em declarações na povoação de Moita, à margem de uma visita ao posto de comando do incêndio que lavra em Anadia, distrito de Aveiro, a ministra lembrou que a luta é ainda contra as condições meteorológicas adversas, muito calor e muito vento, reafirmando que o foco "tem de ser o combate a estes incêndios".

A ministra admitiu a possibilidade de se tratar de fogo posto, porque de madrugada "não é o sol seguramente que faz provocar a ignição".

De acordo com segundo comandante distrital operacional de Aveiro, Pinheiro Duarte, em declarações à agência Lusa, estão no terreno a combater este incêndio cerca de 150 operacionais, apoiados meia centena de meios terrestres, dispositivo que foi reforçado ao meio da tarde com dois aviões ligeiros.

Os aviões estão a fazer descargas sobre as chamas que lavram na direção povoação de Salgueiral, uma das duas frentes do fogo (a outra progride no sentido da localidade de Barrô).

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Anadia assinou, entretanto, na tarde de hoje, o Plano de Emergência, anunciou a Câmara daquela cidade.

Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41