sicnot

Perfil

País

Timor doa 2M€ a Portugal para ajudar no combate aos incêndios

GREGÓRIO CUNHA/LUSA

O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou a doação de dois milhões de euros a Portugal para apoio no combate aos incêndios que atingem o país e ajuda às vítimas, informou o governo timorense.

Em comunicado, o governo de Timor-Leste precisa que 1.25 milhões de euros se destinam "a apoiar as autoridades portuguesas no combate aos incêndios" e 750 mil euros "são para socorro direto às populações afetadas".

O primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, convocou a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, por considerar "alarmante" a situação em Portugal.

O comunicado refere ainda que o primeiro-ministro português, António Costa, "alertou para a dificuldade que o país irá atravessar nos próximos dias, devido às previsões meteorológicas que apontam para vento forte e temperaturas elevadas".

De acordo com a informação disponibilizada pela Autoridade de Proteção Civil às 04h50 na sua página na Internet, cerca de 960 operacionais estão hoje a combater nove incêndios, considerados de maior dimensão, nos distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Porto e Viana do Castelo.

Na Madeira, os incêndios que começaram na segunda-feira já provocaram três mortos, dois feridos graves, cerca de mil desalojados e obrigaram a evacuações de dois hospitais, lares de idosos e alguns hotéis.

Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.