sicnot

Perfil

País

Um morto e duas viaturas dos sapadores destruídas pelas chamas em Ferreira do Zêzere

LUSA/ ARQUIVO

Um incêndio rural na zona de Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, provocou um morto e destruiu duas viaturas dos sapadores, disse hoje à Lusa uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém. O morto é um turista alemão que estava numa caravana, disse a Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, o responsável pela Proteção Civil do município de Ferreira do Zêzere, Pedro Mendes, disse que o incêndio começou debaixo de um telheiro, cerca das 03:40, em Vale Serrão, na freguesia de Nossa Senhora do Pranto (Dornes), onde estava estacionada a caravana, com um único ocupante, com cerca de 40 anos.

No local estava também uma carrinha da junta de freguesia da localidade e dois jipes dos sapadores florestais.

Segundo a mesma fonte, o incêndio "terá possivelmente deflagrado no interior da caravana", tendo as chamas alastrado à carrinha de nove lugares, propriedade da junta de freguesia, e às duas viaturas dos sapadores.

"A caravana, a carrinha e uma das viaturas dos sapadores florestais arderam por completo, tendo a segunda viatura dos sapadores ardido parcialmente", acrescentou Pedro Mendes.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém tinha dito esta manhã à Lusa que foi recebido o alerta sobre um incêndio rural na zona de Dornes e que tinha morrido um vigilante do parque de sapadores.

Contudo, mais tarde, o CDOS esclareceu que o fogo "ocorreu na caravana onde estava o turista, na zona de guarda dos equipamentos dos sapadores, tendo-se propagado às restantes viaturas".

O incêndio foi dado como extinto às 04:15.

No local estiveram as corporações de bombeiros de Ferreira do Zêzere, Tomar e Cernache, com 26 operacionais e sete viaturas, a GNR e a Polícia Judiciária.

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.