sicnot

Perfil

País

Ajuda aérea estrangeira ao combate aos fogos já chegou

​Os dois aviões Canadair vindos de Marrocos chegaram hoje a Portugal para ajudar no combate aos incêndios e um outro proveniente de Itália deverá chegar pela tarde.

Fontes do Ministério da Administração Interna (MAI) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) adiantaram à agência Lusa que os dois aviões cedidos por Marrocos já estão na Lapa, concelho de Arouca, no distrito de Aveiro.

Na sequência do acionamento formal do mecanismo europeu de proteção civil pelo Governo português, deverá chegar pelas 13h30 de hoje a Portugal um avião Canadair italiano.

Estes meios marroquinos e italiano vêm juntar-se aos dois Canadair disponibilizados por Espanha, que já estão a ajudar no combate aos fogos.

A ministra da Administração Interna anunciou na quarta-feira ter sido acionado o protocolo bilateral estabelecido com a Federação Russa para a vinda de mais meios, sem especificar, porém, quantos são ou quando chegam.

Constança Urbano de Sousa está em Gondomar, distrito do Porto, e estará pelas às 12:00 no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arouca para acompanhar a situação dos incêndios.

Lusa

  • Primeiro eclipse solar 100% visível nos EUA em 38 anos
    0:40
  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • Campanha eleitoral em Angola chega hoje ao fim

    Mundo

    Os candidatos às eleições gerais angolanas de quarta-feira terminam hoje um mês de campanha, com milhares de quilómetros percorridos, uma breve aparição de José Eduardo dos Santos e as possíveis coligações em destaque.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.