sicnot

Perfil

País

Bombeiros abrem caminhos para travar propagação do fogo no Funchal

Os bombeiros continuam a combater um foco de incêndio em São João Latrão, no Funchal, recorrendo a máquinas pesadas para limitar a transposição do fogo para as zonas circundantes, segundo fonte do governo regional.

"Estão a ser usadas motosserras para abater algumas árvores, no sentido de criar um caminho para melhor combater o fogo" disse a fonte, acrescentando que no momento, cerca das 09h30, não há casas ameaçadas.

Este foco está ativo desde quarta-feira e chegou a ameaçar casas, na altura, devido às constantes mudanças de direção do vento.

Para evitar que o fogo se propague para outras encostas da serra, estão a ser abertos aceiros, com recurso a retroescavadoras.

No local permanecem bombeiros que vão despejando água nas zonas circundantes às habitações e também o exército mantém posição no local.

O fumo começa a ser uma preocupação, já que devido à ausência de vento, permanece baixo e intenso.

Três pessoas morreram na terça-feira, no Funchal, na sequência de incêndios que deflagraram no concelho na segunda-feira.

O fogo provocou ainda cerca de mil desalojados, entre residentes e turistas, e muitas casas e um hotel foram destruídos pelo fogo.

Os prejuízos materiais são avultados, mas não estão ainda contabilizados.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.