sicnot

Perfil

País

Níveis de ozono no ar elevados em cinco concelhos do distrito de Aveiro

A concentração de ozono no ar ultrapassou esta quinta-feira, em cinco concelhos do distrito de Aveiro, os níveis a partir dos quais pode afetar a saúde, especialmente dos grupos populacionais mais sensíveis, informaram as autoridades.

Numa nota, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) informou que, segundo dados registados na estação de medição da qualidade do ar da Teixugueira, concelho de Estarreja, foi hoje ultrapassado o valor da concentração de ozono de 180 microgramas por metro cúbico, estabelecido como limiar de informação obrigatória ao público.

Em causa estão os concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Ovar e parte de Aveiro, nos quais os níveis de ozono atingiram os 186 microgramas por metro cúbico, entre as 13:00 e as 14:00.

A CCDR-C realçou que estes valores de concentração "podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis" como crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e pessoas com outras doenças respiratórias ou cardíacas.

As pessoas nestas condições são aconselhadas a reduzirem ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre, a evitarem fatores de risco como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes como gasolina, tintas e vernizes.

A nota da CCDR-C também aconselha que sejam respeitados rigorosamente tratamentos médicos em curso e o recurso a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.

A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos, sublinhou a CCDR-C.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10