sicnot

Perfil

País

Produtores de cereais oferecem 18 toneladas de palha para animais na Madeira

A Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC) anunciou que, ainda hoje ou na sexta-feira, vão seguir para a Madeira 18 toneladas de palha para auxiliar na alimentação dos animais, afetados pelos incêndios na região.

"Nesta fase muito difícil, é uma ajuda de emergência", realçou hoje à agência Lusa José Palha, presidente da ANPOC, associação sediada em Évora e que representa os produtores de cereais a nível nacional.

Segundo o responsável, esta oferta por parte dos produtores de cereais, através da ANPOC, surge na sequência dos incêndios que têm assolado a Região Autónoma da Madeira, nos últimos dias.

Os produtores pecuários locais "estão com grandes dificuldades em alimentar os animais" e a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Madeira "pediu ajuda à Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) no sentido de enviar já, numa primeira fase, à volta de 50 fardos, que seriam 15 toneladas", explicou.

A CAP "pediu à ANPOC, sua associada e que é quem teria capacidade para fornecer" a palha, e, "em menos de 24 horas, numa ação de solidariedade, os produtores nacionais de cereais ofereceram 18 toneladas", num total de 60 fardos, revelou a associação.

A palha, adiantou o presidente da ANPOC, foi hoje entregue no porto de Lisboa e "embarcará durante esta tarde ou amanhã [sexta-feira] num navio para a Madeira", devendo chegar à região autónoma "nos próximos dias".

José Palha disse que a ANPOC, dependendo das necessidades que venham a ser manifestadas pela Secretaria Regional de Agricultura da Madeira, está disponível para o envio de mais alimentação para os animais afetados pelos incêndios.

"Depende das necessidades, o que lhes mandámos foi o que pediram, nós não conhecemos em detalhe essa realidade", referiu, admitindo que, por esta altura, nem produtores, nem entidades do setor na região deverão ter esse diagnóstico completo: "Estão numa fase ainda de apurar prejuízos e averiguar necessidades".

Três pessoas morreram na terça-feira, no Funchal, na sequência dos incêndios que deflagraram no concelho na segunda-feira.

O fogo provocou ainda cerca de mil desalojados, entre residentes e turistas, e muitas casas e um hotel (Choupana Hills) foram afetados pelo fogo.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17