sicnot

Perfil

País

Voo da Força Aérea surpreende banhistas da praia da Costa Nova

Um avião da Força Aérea Portuguesa numa missão de treino de fiscalização costeira passou esta quinta junto à praia da Costa Nova, em Ílhavo, levando a que várias pessoas partilhassem a sua surpresa nas redes sociais. Veja o vídeo em baixo.

No Facebook, o utilizador Daniel Fernandes comentou tratar-se de "um voo muito estranho na Costa Nova" a "passar muito perto de quem estava na praia", partilhando um vídeo com 25 segundos no qual dezenas de pessoas se levantam da areia e olham para Norte ao ouvir o aproximar de uma aeronave, que passa junto à costa. No final do vídeo é possível ouvir uma criança dizer "que fixe".

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, Rui Roque, confirmou que o avião no vídeo é "efetivamente uma aeronave P-3C Orion da Força Aérea Portuguesa que estava naquele momento a realizar uma missão de treino de fiscalização de atividade costeira".

"Esse tipo de treino requer que se efetuem voos a baixa altitude porque só isso é que permite a identificação concreta e objetiva das embarcações que têm que fiscalizar. Sobretudo em situações de menor visibilidade como era o caso", declarou Rui Roque.

O porta-voz da Força Aérea acrescentou que o voo realizou-se entre Ovar e Aveiro durante o final da manhã desta quinta-feira estando "os requisitos de segurança perfeitamente cumpridos".

Sobre o voo em si, Rui Roque explicou que o avião identifica "embarcações que estão numa faina específica, são pequenas e estão muito perto da costa" - em concreto a menos de 450 metros - recolhe a informação, mas não chega a transmiti-la à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos por se tratar de um treino, algo que aconteceria se fosse uma missão real.

Lusa

  • Resgate de mais de 300 migrantes no Mediterrâneo
    2:08
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01