sicnot

Perfil

País

Aviões russos a caminho de Portugal

© Antara Photo Agency / Reuters

Dois Beriev russos chegam na próxima madrugada a Monte Real para combaterem incêndios.

Os aparelhos são disponibilizados ao abrigo de um protocolo de proteção civil assinado entre os dois países em 1998.

O primeiro avião chega às 4:00 da madrugada e o seguinte uma hora depois. Ambos aterram em Monte Real e estarão operacionais amanhã.

O Be-200 Altair é um avião anfíbio que abastece em rio e barragens em pleno voo. Tem capacidade para 12 mil litros de água, mais do dobro do Canadair.

© Gonzalo Fuentes / Reuters

A ajudar ao combate aos incêndios em Portugal, estão dois aviões pesados Canadair espanhóis e outros dois marroquinos.

A União Europeia explicou esta quinta-feira que a disponibilidade de meios aéreos para enviar para Portugal é limitada, devido aos graves incêndios florestais que vários Estados-membros enfrentam.

Portugal acionou quarta-feira o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, na sequência dos fogos que assolam o país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras