sicnot

Perfil

País

Aviões russos a caminho de Portugal

© Antara Photo Agency / Reuters

Dois Beriev russos chegam na próxima madrugada a Monte Real para combaterem incêndios.

Os aparelhos são disponibilizados ao abrigo de um protocolo de proteção civil assinado entre os dois países em 1998.

O primeiro avião chega às 4:00 da madrugada e o seguinte uma hora depois. Ambos aterram em Monte Real e estarão operacionais amanhã.

O Be-200 Altair é um avião anfíbio que abastece em rio e barragens em pleno voo. Tem capacidade para 12 mil litros de água, mais do dobro do Canadair.

© Gonzalo Fuentes / Reuters

A ajudar ao combate aos incêndios em Portugal, estão dois aviões pesados Canadair espanhóis e outros dois marroquinos.

A União Europeia explicou esta quinta-feira que a disponibilidade de meios aéreos para enviar para Portugal é limitada, devido aos graves incêndios florestais que vários Estados-membros enfrentam.

Portugal acionou quarta-feira o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, na sequência dos fogos que assolam o país.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.