sicnot

Perfil

País

Bispo de Leiria/Fátima apela à responsabilidade política na prevenção dos incêndios

O bispo de Leiria/Fátima, António Marto, apelou esta sexta-feira à responsabilidade dos políticos para uma "política eficaz" de prevenção dos incêndios florestais, defendendo que a prevenção se deve estender aos cidadãos e sociedade civil.

"Um apelo à responsabilidade dos políticos em ordem a uma política eficaz de prevenção, que não fique só nas palavras e nas boas intenções", disse António Marto, na conferência de imprensa que marcou o arranque da Peregrinação do Migrante e do Refugiado, que decorre até sábado, no Santuário de Fátima.

Intervindo a propósito do que considerou ser o "estado de calamidade e emergência nacional provocado pela série de incêndios devastadores", António Marto defendeu que a prevenção deve estender-se aos cidadãos e a toda a sociedade civil, tendo presente que o planeta é a "casa comum".

O bispo de Leiria/Fátima expressou solidariedade e condolências às famílias das vítimas mortais, lembrando ainda os que perderam casas e bens nos incêndios e "alento e reconhecimento" aos bombeiros, autarquias, populações e a todos os envolvidos no combate aos incêndios "até à exaustão física e psicológica".

Na ocasião, António Marto anunciou um donativo de 50 mil euros do Santuário de Fátima para a campanha de angariação de fundos da Cáritas portuguesa destinada às vítimas dos incêndios, "não fechando as portas a possibilidade de outro donativo porventura necessário".

Lusa

  • Cáritas lança campanha para ajudar a Madeira

    País

    A Cáritas Portuguesa lançou esta noite uma campanha de angariação de fundos para ajudar a população afetada pelos incêndios da Madeira, tendo aberto uma conta bancária para quem quiser contribuir, adiantou à Lusa o presidente da organização.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46