sicnot

Perfil

País

Castro Marim cancela fogo-de-artifício e canaliza verba para a Madeira

A Câmara de Castro Marim, distrito de Faro, decidiu cancelar os programas de fogo-de-artifício de duas festas do concelho e canalizar as verbas para a ajuda à população da Madeira.

O município decidiu cancelar os programas de fogo-de-artifício que estavam previstos para as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, que começa esta sexta-feira e termina na segunda-feira, e para o evento Dias Medievais (24 a 28 de agosto).

A verba que seria utilizada em pirotecnia servirá para "reconstrução e recuperação das infraestruturas e atividades económicas e sociais afetadas" pelos incêndios que atingiram a ilha da Madeira, informa uma nota de imprensa da autarquia algarvia.

Nas duas festas, seriam gastos "alguns milhares de euros" em fogo-de-artifício, disse à agência Lusa o presidente do município, Francisco Amaral, referindo que contactou com "a maioria dos vereadores, que foram unânimes em aceitar esta solução".

A divisão financeira do município já "está a preparar os documentos" para que possa ser enviada a verba para a Madeira, acrescentou.

De acordo com o autarca, a empresa de pirotecnia "foi compreensiva" e abdicou dos serviços que já tinham sido contratualizados com a Câmara de Castro Marim.

Apesar de ser "um gesto simbólico, tem muito significado", realçou o autarca social-democrata.

Já na quarta-feira, o município de Paredes de Coura anunciou que não vai realizar a habitual sessão de fogo-de-artifício nas festas do concelho, dando o montante destinado ao espetáculo pirotécnico à associação humanitária de bombeiros locais.

A Câmara Municipal do Funchal estimou na quinta-feira em 55 milhões de euros os prejuízos materiais nos bens privados e públicos no concelho provocados pelos incêndios que deflagraram na ilha da Madeira.

O Funchal foi o concelho mais afetado, mas as chamas chegaram a atingir outros concelhos.

Ao final da manhã de desta sexta-feira, persistia ainda um foco de incêndio no município da Calheta, em zona florestal.

Os fogos provocaram três mortos e cerca de mil desalojados provisórios.

Lusa

  • Água pode faltar na Calheta
    2:13

    País

    As últimas 24 horas foram mais calmas na Madeira, mas a Calheta ainda causa preocupações com alguns focos de incêndio. Soma-se um apelo para poupança de água, já que o abastecimento pode ser afetado.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC