sicnot

Perfil

País

Desativado Plano distrital de emergência no Alto Minho

© Jean Amet / Reuters

O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil (PDEPC) de Viana do Castelo foi desativado esta sexta-feira, cerca das 18:30, devido à "redução do número de incêndios " na região, informou hoje a proteção civil.

Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) adiantou que a decisão foi tomada pelo Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC), José Maria Costa, que é também autarca de Viana do Castelo, "tendo em consideração o desagravamento da situação no distrito" e "após ter consultado os membros daquela estrutura".

Aquele plano distrital foi acionado, na segunda-feira passada, "devido ao número de incêndios, ao esgotar dos meios de combate e às condições meteorológicas". Na quarta-feira foi anunciado o seu prolongamento, por mais 48 horas, devido à previsão de agravamento das condições climatéricas.

Com a ativação daquele plano foi possível pedir um apoio extraordinário ao Governo.

Segundo a informação disponibilizada na página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 19:28, o incêndio que esta sexta-feira mais preocupava lavrava em Argela, no concelho de Caminha, encontrando-se em fase de conclusão.

Lusa

  • Fogo na baixa do Porto provoca quatro feridos, dois em estado grave
    1:38

    New Articles

    Um incêndio em três habitações na baixa do Porto, que deflagrou esta noite, provocou quatro feridos, dois em estado grave. O fogo que foi extinto pelos Bombeiros Sapadores do Porto causou cinco desalojados, dos quais quatro foram acolhidos por familiares e um realojado pela junta de freguesia. Desconhece-se a origem das chamas que destruíram três casas.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.