sicnot

Perfil

País

Multibancos permitem donativos para ajudar bombeiros e vítimas

Francisco Ferreira considerou que o relatório deixa "uma leitura muito clara" da necessidade de uma "aposta maior nas energias renováveis" e de uma "atenção grande para evitar" os incêndios (Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Os terminais automáticos da rede Multibanco permitem a partir desta sexta-feira que os utilizadores façam donativos diretamente para as contas oficiais de apoio aos bombeiros e às populações afetadas pelos incêndios, informou hoje a SIBS -- Sociedade Interbancária de Serviços.

Numa nota, a SIBS anunciou que a iniciativa está disponível nos 12.500 caixas multibanco a partir de desta sexta-feira à tarde, sendo gratuita e segura.

A empresa que gere os terminais de caixas Multibanco explicou que os donativos "podem ser feitos através do serviço 'Ser Solidário', que transfere as verbas diretamente para as contas das entidades que se associaram a esta campanha: a Liga dos Bombeiros Portugueses (no apoio aos bombeiros) e a Cáritas (para ajudar as vítimas dos incêndios)".

Depois de inserir o cartão e digitar o código pessoal secreto, quem pretender contribuir através deste serviço deverá selecionar a opção "Transferências", escolher o serviço "Ser Solidário", selecionar depois a tecla que representa a instituição à qual pretende fazer o donativo e inserir o montante pretendido.

O utilizador poderá ainda introduzir o seu número de contribuinte, para que o recibo impresso do Multibanco sirva como comprovativo para dedução fiscal.

Portugal tem sido atingido nos últimos dias por fortes incêndios que afetaram sobretudo as regiões Norte, Centro e Madeira.

No Funchal (Madeira), três pessoas morreram.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC