sicnot

Perfil

País

Multibancos permitem donativos para ajudar bombeiros e vítimas

Francisco Ferreira considerou que o relatório deixa "uma leitura muito clara" da necessidade de uma "aposta maior nas energias renováveis" e de uma "atenção grande para evitar" os incêndios (Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Os terminais automáticos da rede Multibanco permitem a partir desta sexta-feira que os utilizadores façam donativos diretamente para as contas oficiais de apoio aos bombeiros e às populações afetadas pelos incêndios, informou hoje a SIBS -- Sociedade Interbancária de Serviços.

Numa nota, a SIBS anunciou que a iniciativa está disponível nos 12.500 caixas multibanco a partir de desta sexta-feira à tarde, sendo gratuita e segura.

A empresa que gere os terminais de caixas Multibanco explicou que os donativos "podem ser feitos através do serviço 'Ser Solidário', que transfere as verbas diretamente para as contas das entidades que se associaram a esta campanha: a Liga dos Bombeiros Portugueses (no apoio aos bombeiros) e a Cáritas (para ajudar as vítimas dos incêndios)".

Depois de inserir o cartão e digitar o código pessoal secreto, quem pretender contribuir através deste serviço deverá selecionar a opção "Transferências", escolher o serviço "Ser Solidário", selecionar depois a tecla que representa a instituição à qual pretende fazer o donativo e inserir o montante pretendido.

O utilizador poderá ainda introduzir o seu número de contribuinte, para que o recibo impresso do Multibanco sirva como comprovativo para dedução fiscal.

Portugal tem sido atingido nos últimos dias por fortes incêndios que afetaram sobretudo as regiões Norte, Centro e Madeira.

No Funchal (Madeira), três pessoas morreram.

Lusa

  • Benfica não participa na final da Taça de Portugal de hóquei em patins

    Desporto

    O Benfica anunciou hoje que não vai comparecer na "final four" da Taça de Portugal de hóquei em patins, em protesto com "o estado de degradação que atingiu" a modalidade e com a alegada dualidade de critérios. As "águias" deveriam jogar no sábado com o FC Porto, que se sagrou campeão, no sábado, na segunda meia-final da Taça de Portugal, já depois de a Física de Torres Vedras e o Sporting de Tomar já se terem defrontado em Gondomar.

  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13

    SIC 25 Anos

    No interior do país, a Guarda acusa todas as debilidades de um concelho envelhecido e desertificado. Faltam médicos especialistas e ofertas de emprego que, de ano para ano empobrecem o índice de atratividade da região e aumentam o despovoamento. Mas quem melhor do que as famílias para fazer o retrato da terra onde vivem e trabalham? Uma delas aceitou a proposta da SIC para fazer o roteiro do melhor e do pior da terra que escolheu para educar os filhos.

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58