sicnot

Perfil

País

PSP apreende armas e munições em diligências de rescaldo no Funchal

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje ter apreendido diversas armas e munições no âmbito de diligências efetuadas no rescaldo dos incêndios na Madeira, na casa de um cidadão falecido há 11 anos.

Em comunicado, a PSP comunica que a apreensão foi feita no Funchal, "no decurso das operações de socorro e auxílio às populações e na sequência de diligências efetuadas pelo Núcleo de Armas e Explosivos".

Este material estava depositado "ilicitamente na garagem de uma residência", por não estar registado, e "armazenado sem as mínimas condições de segurança e de acondicionamento".

Da lista do material apreendido constam três espingardas da classe D, duas armas da classe C (sendo uma de calibre 44 e a outra de calibre 22), outras duas armas de fogo obsoletas, um revólver de alarme, quatro 'boxers' (soqueiras), uma arma de fogo dissimulada em forma de caneta e três canos de armas de fogo longas.

A PSP aponta que também recolheu 35 quilos de munições da classe D de vários calibres e marcas, cinco quilos de fulminantes (cápsulas metálicas que encerram a escorva das armas de fogo), entre outros.

O concelho do Funchal foi o mais afetado pelos incêndios que esta semana atingiram a ilha da Madeira.

Neste município, o fogo deflagrou na segunda-feira em zona de serra e chegou a estar no centro da cidade.

Hoje, permanecia ativo um fogo de incêndio no concelho da Calheta.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.