sicnot

Perfil

País

Proteção Civil acredita que fogos na Madeira estarão "completamente controlados"

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil manifestou a convicção de que a situação dos incêndios da Madeira poderá estar "completamente controlada" ainda durante a noite desta sexta-feira.

"É espetável que no final do dia de hoje a situação se encontre completamente controlada", uma vez que "os trabalhos estão a decorrer favoravelmente", afirmou o comandante José Manuel Moura, durante uma conferência de imprensa realizada ao início da noite em Carnaxide, Lisboa.

Segundo o mesmo responsável, o dia de hoje na Ilha da Madeira, mas também em Portugal Continental, foi "muito positivo", uma melhoria que fez questão de atribuir às equipas que estão a trabalhar no terreno "em condições meteorológicas extremamente adversas".

Assim, durante todo o dia de hoje, a Proteção Civil registou 260 ocorrências em Portugal continental, que obrigaram à mobilização de 4.600 homens, 1.200 meios de apoio e 87 missões com meios aéreos.

Foi ainda preciso mobilizar 31 grupos de reforço, que foram enviados para o norte do país.

Lusa

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão