sicnot

Perfil

País

Proteção Civil acredita que fogos na Madeira estarão "completamente controlados"

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil manifestou a convicção de que a situação dos incêndios da Madeira poderá estar "completamente controlada" ainda durante a noite desta sexta-feira.

"É espetável que no final do dia de hoje a situação se encontre completamente controlada", uma vez que "os trabalhos estão a decorrer favoravelmente", afirmou o comandante José Manuel Moura, durante uma conferência de imprensa realizada ao início da noite em Carnaxide, Lisboa.

Segundo o mesmo responsável, o dia de hoje na Ilha da Madeira, mas também em Portugal Continental, foi "muito positivo", uma melhoria que fez questão de atribuir às equipas que estão a trabalhar no terreno "em condições meteorológicas extremamente adversas".

Assim, durante todo o dia de hoje, a Proteção Civil registou 260 ocorrências em Portugal continental, que obrigaram à mobilização de 4.600 homens, 1.200 meios de apoio e 87 missões com meios aéreos.

Foi ainda preciso mobilizar 31 grupos de reforço, que foram enviados para o norte do país.

Lusa

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.