sicnot

Perfil

País

Quatro meios áreos mobilizados para Mondim de Basto

Quatro meios aéreos foram mobilizados para auxiliar os 133 operacionais que estão a combater o incêndio de Mondim de Basto, que está a queimar área protegida, e onde uma reativação está a causar preocupações.

O comandante operacional distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse à agência Lusa que o incêndio chegou a estar controlado nas registou nas últimas horas uma reativação auxiliada "pelo vento forte que se começou a sentir".

"Neste momento temos uma frente muito ativa e extensa auxiliada pelo vento, na orientação da aldeia do Barreiro. Estamos a concentrar meios terrestres e aéreos a ver se conseguimos conter mas a dificuldade principal é sempre o vento", afirmou.

Para o local foram mobilizados dois aviões e dois helicópteros. No terreno estão 133 operacionais e 33 viaturas.

O alerta para o fogo foi dado às 00:23, numa zona de pinhal, carvalhal e mato da freguesia de Varzigueto, aldeia de Mondim de Basto, localizada em pleno Parque Natural do Alvão.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueiro, olha com preocupação para este fogo que disse que "está a queimar uma área protegida", de pinhal e carvalhal.

O autarca falou "numa área muito extensa que já foi dizimada pelo fogo", sendo esta a maior ocorrência registada este ano no concelho, e referiu que o vento, as altas temperaturas e o mato seco criam condições difíceis para o combate ao incêndio.

Humberto Cerqueira referiu ainda que a hora a que as chamas deflagraram, por volta da meia-noite, aponta para que se "trate de uma situação de fogo posto".

Em agosto de 2013, um grande incêndio dizimou a "maior mancha florestal" deste concelho.

O outro fogo que estava a queimar a serra do Alvão, em Sirarelhos, concelho de Vila Real, já foi extinto, encontrando-se em vigilância.

Às 17:00 estavam 10 fogos ativos no distrito de Vila Real, que mobilizavam 189 operacionais, 50 viaturas e quatro meios aéreos.

Lusa

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

    Mundo

    O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.