sicnot

Perfil

País

Quatro meios áreos mobilizados para Mondim de Basto

Quatro meios aéreos foram mobilizados para auxiliar os 133 operacionais que estão a combater o incêndio de Mondim de Basto, que está a queimar área protegida, e onde uma reativação está a causar preocupações.

O comandante operacional distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse à agência Lusa que o incêndio chegou a estar controlado nas registou nas últimas horas uma reativação auxiliada "pelo vento forte que se começou a sentir".

"Neste momento temos uma frente muito ativa e extensa auxiliada pelo vento, na orientação da aldeia do Barreiro. Estamos a concentrar meios terrestres e aéreos a ver se conseguimos conter mas a dificuldade principal é sempre o vento", afirmou.

Para o local foram mobilizados dois aviões e dois helicópteros. No terreno estão 133 operacionais e 33 viaturas.

O alerta para o fogo foi dado às 00:23, numa zona de pinhal, carvalhal e mato da freguesia de Varzigueto, aldeia de Mondim de Basto, localizada em pleno Parque Natural do Alvão.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueiro, olha com preocupação para este fogo que disse que "está a queimar uma área protegida", de pinhal e carvalhal.

O autarca falou "numa área muito extensa que já foi dizimada pelo fogo", sendo esta a maior ocorrência registada este ano no concelho, e referiu que o vento, as altas temperaturas e o mato seco criam condições difíceis para o combate ao incêndio.

Humberto Cerqueira referiu ainda que a hora a que as chamas deflagraram, por volta da meia-noite, aponta para que se "trate de uma situação de fogo posto".

Em agosto de 2013, um grande incêndio dizimou a "maior mancha florestal" deste concelho.

O outro fogo que estava a queimar a serra do Alvão, em Sirarelhos, concelho de Vila Real, já foi extinto, encontrando-se em vigilância.

Às 17:00 estavam 10 fogos ativos no distrito de Vila Real, que mobilizavam 189 operacionais, 50 viaturas e quatro meios aéreos.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.