sicnot

Perfil

País

Quatro meios áreos mobilizados para Mondim de Basto

Quatro meios aéreos foram mobilizados para auxiliar os 133 operacionais que estão a combater o incêndio de Mondim de Basto, que está a queimar área protegida, e onde uma reativação está a causar preocupações.

O comandante operacional distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse à agência Lusa que o incêndio chegou a estar controlado nas registou nas últimas horas uma reativação auxiliada "pelo vento forte que se começou a sentir".

"Neste momento temos uma frente muito ativa e extensa auxiliada pelo vento, na orientação da aldeia do Barreiro. Estamos a concentrar meios terrestres e aéreos a ver se conseguimos conter mas a dificuldade principal é sempre o vento", afirmou.

Para o local foram mobilizados dois aviões e dois helicópteros. No terreno estão 133 operacionais e 33 viaturas.

O alerta para o fogo foi dado às 00:23, numa zona de pinhal, carvalhal e mato da freguesia de Varzigueto, aldeia de Mondim de Basto, localizada em pleno Parque Natural do Alvão.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueiro, olha com preocupação para este fogo que disse que "está a queimar uma área protegida", de pinhal e carvalhal.

O autarca falou "numa área muito extensa que já foi dizimada pelo fogo", sendo esta a maior ocorrência registada este ano no concelho, e referiu que o vento, as altas temperaturas e o mato seco criam condições difíceis para o combate ao incêndio.

Humberto Cerqueira referiu ainda que a hora a que as chamas deflagraram, por volta da meia-noite, aponta para que se "trate de uma situação de fogo posto".

Em agosto de 2013, um grande incêndio dizimou a "maior mancha florestal" deste concelho.

O outro fogo que estava a queimar a serra do Alvão, em Sirarelhos, concelho de Vila Real, já foi extinto, encontrando-se em vigilância.

Às 17:00 estavam 10 fogos ativos no distrito de Vila Real, que mobilizavam 189 operacionais, 50 viaturas e quatro meios aéreos.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.