sicnot

Perfil

País

Dominado incêndio em Viana do Castelo

LUSA

O incêndio em Viana do Castelo, que deflagrou na sexta-feira à noite, está dominado, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), que refere ainda existirem no local 65 bombeiros e elementos da GNR.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Carlos Lima, confirmou que o incêndio na sua região já está dominado, sublinhando que "após a intervenção do meio aéreo as chamas estão dominadas".

Na página da ANPC, às 14:45, existiam apenas duas ocorrências importantes no país: este incêndio em Ponte de Lima e outro em Arouca, no distrito de Aveiro, que ainda está ativo.

O incêndio de Arouca, que deflagrou na segunda-feira, está a ser combatido por 510 homens, na sua maioria bombeiros.

Lusa

  • Ministro considera inevitável que força aérea venha a ter capacidade para combater fogos
    1:45

    País

    O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, considera inevitável que a força aérea venha a ter capacidade para combater fogos florestais. Esta manhã, em Castelo de Paiva, a ministra da Administração Interna respondeu que as forças armadas têm já um papel de apoio à proteção civil e não têm qualquer tipo de capacidade para combater as chamas. Declarações proferidas durante uma visita em que fez um balanço ao combate aos fogos da última semana.

  • Bombeiros continuam em Ponte de Lima para os trabalhos de rescaldo
    0:20

    País

    O incêndio de Ponte de Lima, em Viana do Castelo, já foi extinto. No terreno permanecem seis dezenas de bombeiros para os trabalhos de rescaldo. O fogo foi dado como extinto por volta das 14h30. A situação progrediu favoravelmente depois da chegada de um helicóptero. Os bombeiros consideraram que o número de efetivos não é suficiente tendo em conta o número de ocorrências no concelho.

  • "Forças armadas não têm qualquer tipo de capacidade para combater fogos"
    1:03

    País

    O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, diz que a força aérea vai ter meios de combate aos fogos e que é inevitável comprar aviões e helicópteros. Esta manhã, a ministra da Administração Interna já veio dizer o contrário. Para Constança Urbano de Sousa as forças armadas não têm qualquer tipo de capacidade para o combate aos incêndios.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.