sicnot

Perfil

País

Drama dos incêndios marca arranque da peregrinação de agosto em Fátima

Drama dos incêndios marca arranque da peregrinação de agosto em Fátima

Milhares de peregrinos participaram a noite passada na procissão das velas em Fátima. O drama dos incêndios marcou o arranque da chamada peregrinação dos emigrantes, com o santuário a anunciar uma ajuda financeira às vítimas e a igreja a falar de responsabilidade política.

  • "Forças armadas não têm qualquer tipo de capacidade para combater fogos"
    1:03

    País

    O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, diz que a força aérea vai ter meios de combate aos fogos e que é inevitável comprar aviões e helicópteros. Esta manhã, a ministra da Administração Interna já veio dizer o contrário. Para Constança Urbano de Sousa as forças armadas não têm qualquer tipo de capacidade para o combate aos incêndios.

  • "Não é possível limpar três milhões de hectares"
    13:24

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, esteve em direto para a Edição da Noite da SIC Notícias, onde falou sobre os incêndios dos últimos dias em Portugal. O ministro admitiu que o Governo não se responsabiliza pela limpeza de toda a mata nacional e acredita que a maioria dos fogos da última semana tem mão criminosa. O ministro da Agricultura defende que o Governo deve investir na educação cívica dos cidadãos. Capoulas Santos falou ainda sobre as declarações do colega socialista Ascenso Simões, que considerou ter errado na prevenção dos incêndios, na altura do executivo de José Sócrates.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.