sicnot

Perfil

País

Drama dos incêndios marca arranque da peregrinação de agosto em Fátima

Drama dos incêndios marca arranque da peregrinação de agosto em Fátima

Milhares de peregrinos participaram a noite passada na procissão das velas em Fátima. O drama dos incêndios marcou o arranque da chamada peregrinação dos emigrantes, com o santuário a anunciar uma ajuda financeira às vítimas e a igreja a falar de responsabilidade política.

  • "Forças armadas não têm qualquer tipo de capacidade para combater fogos"
    1:03

    País

    O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, diz que a força aérea vai ter meios de combate aos fogos e que é inevitável comprar aviões e helicópteros. Esta manhã, a ministra da Administração Interna já veio dizer o contrário. Para Constança Urbano de Sousa as forças armadas não têm qualquer tipo de capacidade para o combate aos incêndios.

  • "Não é possível limpar três milhões de hectares"
    13:24

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, esteve em direto para a Edição da Noite da SIC Notícias, onde falou sobre os incêndios dos últimos dias em Portugal. O ministro admitiu que o Governo não se responsabiliza pela limpeza de toda a mata nacional e acredita que a maioria dos fogos da última semana tem mão criminosa. O ministro da Agricultura defende que o Governo deve investir na educação cívica dos cidadãos. Capoulas Santos falou ainda sobre as declarações do colega socialista Ascenso Simões, que considerou ter errado na prevenção dos incêndios, na altura do executivo de José Sócrates.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21