sicnot

Perfil

País

Fogo em Águeda dominado mas bombeiros ainda com muito trabalho

OCTAVIO PASSOS/ LUSA

O incêndio de Águeda está dominado desde as 9:45 mas o comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil que está no local sublinha que ainda há muito trabalho para fazer porque o fogo tem grande potencial de reativação.

Às 9:45 de hoje, a ANPC deu como dominado o incêndio de Águeda onde ainda permanecem 353 homens e 102 veículos, disse à Lusa o comandante operacional do agrupamento sul da ANPC, Elísio Oliveira.

No entanto, "ainda não estamos descansados", admitiu o responsável, explicando que este incêndio "tem muitos pontos quentes" que podem reacender.

"Ainda temos trabalho para os próximos dias e estamos muito dependentes das condições meteorológicas", concluiu o comandante da ANPC, sublinhando que este fogo tem "um potencial muito grande de reativar".

O concelho de Águeda foi um dos mais fustigados por incêndios na semana passada.

Lusa

  • Mais de 100 incêndios continuam ativos no continente

    País

    Cerca de 4.200 bombeiros estão a combater 139 incêndios em Portugal continental. O distrito de Aveiro é o que concentra mais meios, com dois incêndios activos. O de maiores dimensões lavra em Arouca. Chegou a ser dado como dominado às 20h30 de ontem, mas voltou a estar ativo, com uma frente. Há mais de 700 bombeiros no local e 234 viaturas.

  • Marcelo defende punições mais graves para incendiários
    2:02

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros considera que há uma "onda terrorista organizada" que provoca incêndios florestais. Jaime Marta Soares esteve em Belém com o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa defende punições mais graves para os incendiários.

  • Multibancos permitem donativos para ajudar bombeiros e vítimas

    País

    Os terminais automáticos da rede Multibanco permitem a partir desta sexta-feira que os utilizadores façam donativos diretamente para as contas oficiais de apoio aos bombeiros e às populações afetadas pelos incêndios, informou hoje a SIBS -- Sociedade Interbancária de Serviços.

  • Eurogrupo dá luz verde ao Orçamento do Estado
    0:29

    Orçamento do Estado 2017

    O Orçamento português passou no Eurogrupo mas os ministros das Finanças alertam que podem ser precisas mais medidas para cumprir as metas e em março vão voltar a olhar para as contas. Para já, estão satisfeitos com o compromisso assumido por Mário Centeno e mais sete ministros da zona euro, cujos Orçamentos estão em risco de incumprimento.

  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados".Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade. A SIC esteve em Luanda e falou com o advogado Adolfo Campos e com os músicos Carbono Casimiro, Mona Dya Kidi e David Salei. Já todos estiveram presos. Já todos foram vítimas de violência policial. Defendem que "a geração anterior comprometeu o país" e acreditam que só a mudança política pode trazer um futuro melhor. Para estes jovens activistas, a guerra que arrasou o país, e com que o regime justifica tudo, não deixou heróis, apenas "vilões e vítimas".

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59