sicnot

Perfil

País

Marcelo envia mensagem de condolências ao presidente Suíço após ataque num comboio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou este domingo uma mensagem de condolências ao Presidente suíço, Johann Schneider-Ammann, a propósito do ataque desencadeado por um homem num comboio, que fez um morto e cinco feridos, no sábado.

"Foi com enorme tristeza que tomei conhecimento do ataque que ocorreu ontem, num comboio perto do cantão suíço de Saint-Gall, que provocou uma vítima mortal e ferimentos em cinco pessoas", refere a mensagem que Marcelo Rebelo de Sousa enviou ao seu homólogo suiço.

A mensagem do chefe de Estado português diz ainda: "Neste momento difícil, quero transmitir-lhe, Senhor Presidente, em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo suíço, transmitir as sentidas condolências e desejar a rápida recuperação dos feridos".

Um homem, um cidadão suíço de 27 anos, incendiou no sábado uma carruagem de um comboio na Suíça, utilizando um líquido inflamável, e esfaqueou passageiros, ferindo seis pessoas, incluindo uma criança de seis anos. Uma das vítimas acabou por morrer hoje.

O homem que atacou também morreu hoje no hospital onde estava a ser tratado a queimaduras graves, anunciou a polícia.

A polícia continua a investigar este caso, excluindo, 'a priori', a pista terrorista.

"A questão do motivo permanece", afirmou a polícia de Saint Gallen, explicando que, "neste momento, não há qualquer indício que mostre que este ato é terrorista ou tenha uma motivação política".

Lusa

  • Ataque em comboio na Suíça faz seis feridos

    Mundo

    Um homem incendiou este sábado uma carruagem de um comboio na Suíça utilizando um líquido inflamável e também esfaqueou passageiros, ferindo seis pessoas, incluindo uma criança de seis anos, informou a polícia. O homem, um cidadão suíço de 27 anos, realizou o ataque num comboio que circulava no leste da Suíça, na fronteira com o Liechtenstein, e também ficou ferido, indicou num comunicado a polícia regional de St. Gallen.

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.