sicnot

Perfil

País

Fogo em Vila Nova de Cerveira está extinto

O incêndio florestal que deflagrou na segunda-feira, na União de Freguesias de Reboreda e Nogueira, Vila Nova de Cerveira, "foi dado como extinto, estando a decorrer a fase de rescaldo", informou a Câmara.

Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que o combate às chamas, que se prolongou "por cerca de 20 horas, mobilizou mais de 60 efetivos dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e de Vila Franca, auxiliados por um meio aéreo".

"Neste momento, e com o objetivo de evitar mais reacendimentos, uma equipa de operacionais está no terreno a avançar com a fase de rescaldo, recorrendo ao apoio de um equipamento pesado (máquina de rastos D7)", explicou o município.

O incêndio, referido na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) como a única ocorrência importante às 08:30 de hoje, deflagrou às 17:54 de segunda-feira.

A Proteção Civil destaca como "ocorrências importantes", em que inserem os incêndios de grandes dimensões, aqueles com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos, mas apenas contemplam os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

Lusa

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.