sicnot

Perfil

País

Governo da Madeira desativou Plano Regional de Emergência

O Governo Regional da Madeira resolveu desativar o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil operacionalizado na sequência dos incêndios que deflagraram a passada semana na ilha, informou o executivo insular numa nota divulgada esta terça-feira à noite.

A nota refere que esta decisão foi tomada numa reunião extraordinária do executivo madeirense, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, ocorrida esta terça-feira, porque "presentemente, as condições de segurança da população se encontrarem garantidas" e estão "restabelecidas as condições de normalidade".

O Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da Madeira foi acionado na terça-feira na sequência das grandes proporções que os incêndios que deflagraram na segunda-feira, na freguesia de São Roque, no concelho do Funchal, que se propagaram a outras localidades.

Também a Câmara Municipal do Funchal deliberou desativar hoje o Plano Municipal de Emergência, mantendo a vigilância nas zonas afetadas e naquelas consideradas mais preocupantes, como a freguesia de Santo António.

O Funchal foi o concelho mais fustigado, mas o fogo também afetou outros municípios, na zona oeste da ilha, como Ponta do Sol e Calheta.

Os fogos provocaram três vítimas mortais, um ferido grave, cerca de mil pessoas tiveram que ser retiradas de hospitais, clínicas, lares de idosos, hotéis e habitações.

Aproximadamente três centenas de imóveis sofreram danos e os danos materiais ainda não estão totalmente contabilizados.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..