sicnot

Perfil

País

Mais de 20 regiões com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

Vinte e seis regiões do país apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Apenas o Porto apresenta um índice elevado de exposição à radiação UV. Viana do Castelo está com risco moderado para o dia de hoje.

As regiões do Funchal, Porto Santo, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Penhas Douradas, Vila Real, Funchal, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Porto Santo, Angra do Heroísmo, Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada estão hoje com risco 'Muito Elevado', segundo o Instituto.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao meio da manhã, persistindo até ao início da tarde a norte do Cabo Carvoeiro.

Nas regiões do interior Norte e Centro, o IPMA prevê um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial durante a tarde.

É ainda esperada uma pequena descida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

Na Madeira está previsto céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira, e o vento a soprar fraco a moderado predominando de nordeste.

Já nos Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, aguaceiros fracos na madrugada e períodos de chuva fraca para a noite.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 27 graus Celsius, no Porto entre 14 e 20, em Braga entre 13 e 26, em Viana do Castelo entre 13 e 20, em Vila Real entre 14 e 28, em Viseu entre 13 e 27, na Guarda entre 17 e 27, em Bragança entre 15 e 32, em Coimbra entre 13 e 25, Castelo Branco entre 15 e 32, em Santarém entre 14 e 29, em Évora entre 14 e 33, Beja entre 15 e 33, em Faro entre 21 e 31, no Funchal entre 20 e 26, em Ponta Delgada na Horta entre 22 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 26.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:32

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maiornebulosidade no litoral oeste até ao meio da manhã, persistindo até ao início da tarde a norte do Cabo Carvoeiro. Nas regiões do interior Norte e Centro, aumento temporário de nebulosidade durante a tarde. Está também prevista pequena descida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC