sicnot

Perfil

País

Governo discute apoio financeiro à Madeira após fogos

(SIC/Arquivo)

O secretário de Estado do Desenvolvimento, Nelson de Souza, e o secretário regional das Finanças, Rui Manuel Teixeira Gonçalves, reúnem hoje no Ministério do Planeamento, em Lisboa, para debater a reconstrução das habitações destruídas na Madeira.

Na semana passada, o primeiro-ministro, António Costa, assegurou o reforço do programa de apoios à região autónoma, um programa que tem o valor inicial de 165 milhões de euros, como forma de iniciar a reconstrução das centenas de casas destruídas pelos incêndios.

Ainda não se sabe quanto é que o Estado vai disponibilizar para a reconstrução das habitações. No entanto, saba-se que a verba não será financiada por fundos comunitários.

Mais de 150 casas, um hotel e milhares de hectares de floresta ficaram completamente destruídos depois dos vários incêndios que deflagraram na ilha na semana passada.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.