sicnot

Perfil

País

Quatro concelhos do continente apresentam risco máximo de incêndio

Quatro concelhos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco apresentam hoje risco Máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos de Celorico da Beira, Guarda, Sabugal (Guarda) e Mação (Castelo Branco) estão hoje em risco Máximo de incêndio, de acordo com o instituto.

O IPMA colocou também em risco Muito Elevado de incêndio 52 concelhos de dez distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre Reduzido e Máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para as regiões norte e centro, o IPMA prevê céu nublado e períodos de chuva fraca, em especial junto ao mar, até ao final da manhã e pequena subida da temperatura mínima.

No sul do país, o céu vai apresentar-se com poucas nuvens durante a manhã mas com períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da tarde.

No arquipélago da Madeira o IPMA prevê céu muito nublado e vento fraco a moderado (10 a 25 quilómetros) de nordeste.

Nos Açores, o céu vai estar nublado com possibilidade de chuva no grupo ocidental e oriental e possibilidade de formação de neblinas no grupo central.

No continente prevê-se que a temperatura atinja os 35 graus Celsius em Faro; 32 em Beja; 33 em Évora; 28 em Lisboa, 30 em Santarém, Castelo Branco e Portalegre; 29 em Bragança; 25 em Coimbra; 23 em Viana do Castelo e os 22 graus no Porto.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11