sicnot

Perfil

País

Sete regiões com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

Sete regiões do país apresentam hoje risco Muito Elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Bragança, Portalegre, Évora, Beja e Faro, no continente, e Funchal e Porto Santo, no arquipélago da Madeira, estão hoje expostas ao risco Muito Elevado, segundo o IPMA.

Sete outras regiões podem vir a atingir o nível Elevado de exposição à radiação ultravioleta: Vila Real, Braga, Aveiro, Viseu e Castelo Branco, no continente, e na ilha das Flores e ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.

Para as regiões com risco Muito Elevado e Elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5 (Moderado), 6 a 7 (Elevado), 8 a 10 (Muito Elevado) e superior a 11 (Extremo).

Para as regiões norte e centro, o IPMA prevê para hoje céu nublado e períodos de chuva fraca, em especial junto ao mar, até ao final da manhã e pequena subida da temperatura mínima.

No sul do país, o céu vai apresentar-se com poucas nuvens durante a manhã mas com períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da tarde.

No arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu muito nublado e vento fraco a moderado (10 a 25 quilómetros) de nordeste.

Nos Açores, o céu vai estar nublado com possibilidade de chuva no grupo ocidental e oriental e possibilidade de formação de neblinas no grupo central.

No continente prevê-se que a temperatura atinja os 35 graus Celsius em Faro; 32 em Beja; 33 em Évora; 28 em Lisboa, 30 em Santarém, Castelo Branco e Portalegre; 29 em Bragança; 25 em Coimbra; 23 em Viana do Castelo e 22 no Porto.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.