sicnot

Perfil

País

Comissão de Protecção de Dados contra registo nacional de cancro

A Comissão de Protecção de Dados está contra o Registo Nacional de Cancro que deverá ser gerido pelo Instituto Português de Oncologia.

A lista que o Governo pretende criar levanta dúvidas à entidade que fiscaliza e controla o processamento de dados pessoais.

De acordo com o Jornal de Notícias, não é garantido que seguradoras ou bancos não venham a aceder aos dados de quem já teve ou tem cancro.

Para a Comissão de Protecção de Dados, a existência da referida lista representa um "risco muito elevado de exposição da privacidade".

Caso o documento avance, devem ser omitidos o nome, morada e telefone.

Contactado pelo Jornal de Notícias, o Ministério da Saúde diz desconhecer qualquer parecer da Comissão de Protecção de Dados.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.