sicnot

Perfil

País

Comissão de Protecção de Dados contra registo nacional de cancro

A Comissão de Protecção de Dados está contra o Registo Nacional de Cancro que deverá ser gerido pelo Instituto Português de Oncologia.

A lista que o Governo pretende criar levanta dúvidas à entidade que fiscaliza e controla o processamento de dados pessoais.

De acordo com o Jornal de Notícias, não é garantido que seguradoras ou bancos não venham a aceder aos dados de quem já teve ou tem cancro.

Para a Comissão de Protecção de Dados, a existência da referida lista representa um "risco muito elevado de exposição da privacidade".

Caso o documento avance, devem ser omitidos o nome, morada e telefone.

Contactado pelo Jornal de Notícias, o Ministério da Saúde diz desconhecer qualquer parecer da Comissão de Protecção de Dados.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.