sicnot

Perfil

País

Comissão de Protecção de Dados contra registo nacional de cancro

A Comissão de Protecção de Dados está contra o Registo Nacional de Cancro que deverá ser gerido pelo Instituto Português de Oncologia.

A lista que o Governo pretende criar levanta dúvidas à entidade que fiscaliza e controla o processamento de dados pessoais.

De acordo com o Jornal de Notícias, não é garantido que seguradoras ou bancos não venham a aceder aos dados de quem já teve ou tem cancro.

Para a Comissão de Protecção de Dados, a existência da referida lista representa um "risco muito elevado de exposição da privacidade".

Caso o documento avance, devem ser omitidos o nome, morada e telefone.

Contactado pelo Jornal de Notícias, o Ministério da Saúde diz desconhecer qualquer parecer da Comissão de Protecção de Dados.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.