sicnot

Perfil

País

Marcelo vai participar em jantar solidário no Funchal para ajudar vítimas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, será o convidado especial do "Encontro Social e Solidário" marcado para 29 de agosto na Quinta Magnólia, na Madeira, e cujas verbas reverterão para apoiar as pessoas afetadas pelos incêndios.

A presença do chefe de Estado no evento, no âmbito da visita que efetua à Madeira, foi hoje divulgada numa conferência de imprensa realizada naquele espaço do Funchal.

Ricardo Silva, representante da associação Garouta do Calhau, de Nini Andrade, uma das instituições organizadoras, adiantou que são esperadas "cerca de três mil pessoas".

Com o objetivo de homenagear os bombeiros, a polícia, o exército e todos os madeirenses, o encontro, que inclui um jantar, é promovido também pela associação Casa do Voluntário, pela delegação regional da Cruz Vermelha e pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O porta-voz da Garouta do Calhau mencionou que muitos grupos e artistas já manifestaram vontade de participar nesta festa solidária, que tem a presença confirmada de elementos de 64 instituições sociais.

Ricardo Silva explicou que o encontro, que habitualmente reúne os representantes de várias instituições de caráter social do arquipélago, mas sem incluir um jantar solidário, ganhou outra dimensão com os incêndios que fustigaram a ilha da Madeira na semana passada.

"Quanto à alimentação, esta será oferecida por diversos restaurantes de grandes grupos hoteleiros da região", revelou, apontando que o custo é de 10 euros, "para que ninguém fique de fora".

Vários incêndios que deflagraram no Funchal a 08 de agosto provocaram três mortos e cerca de mil desalojados e deslocados.

Aproximadamente três centenas de imóveis públicos e privados ficaram danificados.

Os danos materiais ainda não estão totalmente contabilizados, mas só no concelho do Funchal, o mais afetado pelo fogo, estão estimados em 61 milhões de euros.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.