Temperaturas voltam a subir no fim de semana

(EPA/Arquivo)
ARSHAD ARBAB
19.08.2016 08h31
As temperaturas vão voltar a subir no fim de semana, mas com o vento, depois de uma sexta-feira que fica marcada por temperaturas baixas e ocorrência de chuva na maior parte do país, segundo a meteorologista Maria João Frada.
"Para hoje, temos muita nebulosidade para já no litoral oeste, períodos de chuva fraca ou chuviscos no litoral a norte do Cabo Espichel que podem estender-se ao interior norte e centro. O céu hoje só estará pouco nublado ou limpo no sotavento algarvio e baixo Alentejo", disse em declarações à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
No entanto, para sábado, segundo Maria João Frada, o cenário vai alterar-se já que se vai assistir-se ao regresso do céu pouco nublado ou limpo, uma situação que irá manter-se até segunda-feira.
Segundo a meteorologista, as temperaturas mínimas vão descer hoje e a noite de sábado também será "mais fria". No entanto, a partir de domingo, as máximas têm tendência a subir até segunda-feira.
"Vamos ter dois dias relativamente quentes, com temperaturas mais quentes e com as máximas, na generalidade do território, a variar entre 30/35 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental a norte do Cabo Raso onde as temperaturas são mais baixas e variam entre os 25/27", frisou Maria João Frada.
A par do regresso do calor, também o vento vai marcar presença no território nacional já a partir do final do dia de hoje, sendo esperado para sábado vento moderado a forte na faixa costeira ocidental, com rajadas que podem atingir os 60 km/hora, enquanto domingo o vento tende a enfraquecer ligeiramente.
"As temperaturas mínimas tendem a subir no fim de semana, mas este episódio de calor será muito temporário, só dois dias, porque, em principio, a partir de terça-feira haverá uma tendência para uma descida das temperaturas", avançou.
Lusa
Relacionados
-
Onze regiões com risco muito elevado de exposição à radiação UV
Onze regiões do continente e ilhas apresentam hoje risco "Muito Elevado" de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
Catorze concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio
Catorze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Beja e Faro apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
- 0:25
O tempo para hoje
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões norte e centro céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade no Minho e Douro Litoral a partir da tarde, e apresentando-se pouco nublado nas regiões do interior até ao meio da manhã.
Na Homepage
-
Veja aqui o Arsenal - Atlético Madrid
Acompanhe a transmissão da SIC da receção do Arsenal ao Atlético de Madrid, em Londres, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
Direto
26.04.2018 às 19h55
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
-
Mulheres lembram-se melhor dos homens vistos como potenciais parceiros
Um estudo de um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro revela que a memória "é mais eficaz" quando está em causa a seleção de um parceiro sexual, referiu esta quinta-feira fonte académica.
26.04.2018 às 18h22
- 1:42
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30