sicnot

Perfil

País

Temperaturas voltam a subir no fim de semana

(EPA/Arquivo)

ARSHAD ARBAB

As temperaturas vão voltar a subir no fim de semana, mas com o vento, depois de uma sexta-feira que fica marcada por temperaturas baixas e ocorrência de chuva na maior parte do país, segundo a meteorologista Maria João Frada.

"Para hoje, temos muita nebulosidade para já no litoral oeste, períodos de chuva fraca ou chuviscos no litoral a norte do Cabo Espichel que podem estender-se ao interior norte e centro. O céu hoje só estará pouco nublado ou limpo no sotavento algarvio e baixo Alentejo", disse em declarações à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

No entanto, para sábado, segundo Maria João Frada, o cenário vai alterar-se já que se vai assistir-se ao regresso do céu pouco nublado ou limpo, uma situação que irá manter-se até segunda-feira.

Segundo a meteorologista, as temperaturas mínimas vão descer hoje e a noite de sábado também será "mais fria". No entanto, a partir de domingo, as máximas têm tendência a subir até segunda-feira.

"Vamos ter dois dias relativamente quentes, com temperaturas mais quentes e com as máximas, na generalidade do território, a variar entre 30/35 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental a norte do Cabo Raso onde as temperaturas são mais baixas e variam entre os 25/27", frisou Maria João Frada.

A par do regresso do calor, também o vento vai marcar presença no território nacional já a partir do final do dia de hoje, sendo esperado para sábado vento moderado a forte na faixa costeira ocidental, com rajadas que podem atingir os 60 km/hora, enquanto domingo o vento tende a enfraquecer ligeiramente.

"As temperaturas mínimas tendem a subir no fim de semana, mas este episódio de calor será muito temporário, só dois dias, porque, em principio, a partir de terça-feira haverá uma tendência para uma descida das temperaturas", avançou.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".