sicnot

Perfil

País

Antigos dirigentes do IEFP processam o Estado

Pelo menos dez antigos dirigentes do Instituto do Emprego e Formação Profissional moveram processos contra o Estado. Exigem que seja anulada a exoneração levada a cabo pelo atual Executivo e que lhes sejam devolvidos os lugares.

De acordo com o jornal Público, os queixosos consideram que, caso o Tribunal não aceda ao pedido, devem ser indemnizados por danos morais.

Existem ações interpostas em Lisboa, Porto, Coimbra ou Leiria. A acusação considera que os despedimentos coletivos são ilícitos e que os visados nunca foram confrontados com a necessidade de uma nova orientação para a gestão dos serviços.

No total, foram substituídos perto de 120 dirigentes do IEFP, nomeados pelo Governo de Pedro Passos Coelho.

  • Incêndios causaram 76 feridos no espaço de uma semana
    0:34

    País

    No espaço de uma semana, 76 pessoas ficaram feridas, incluindo seis com gravidade, durante os incêndios florestais. Na conferência de imprensa desta tarde, a Proteção Civil explicou que há cinco planos municipais de emergência ativos por causa das chamas.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.