sicnot

Perfil

País

Fogo de Ponte da Barca estendeu-se ao distrito de Braga

O incêndio que lavra desde as 1h19 em Ponte da Barca, Viana do Castelo, propagou-se ao concelho de Vila Verde, no distrito de Braga, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

Segundo fonte daquele serviço da Proteção Civil, o fogo, que chegou a ter "duas frentes ativas", tem agora "uma única frente, embora extensa", estando no terreno, no combate às chamas, 20 veículos e 71 operacionais, apoiados por três meios aéreos.

Além daquele incêndio, o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) indica também o fogo ativo, no concelho de Baião, distrito do Porto, que começou no domingo, minutos antes do meio-dia e que desde as 04:05 tem duas frentes ativas.

Fonte dos Bombeiros Voluntários de Baião adiantou à Lusa que as chamas naquele concelho estão a ser combatidas por corporações de bombeiros da região, auxiliadas por um meio aéreo.

"Os meios que estão no local são, para já [cerca das 10:40], suficientes", sublinhou.

De acordo com a informação disponível na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo está a ser combatido por 93 operacionais, auxiliados por 26 meios terrestres e um meio aéreo.

De acordo com fonte da ANPC, "não há habitações em risco" em nenhum dos dois fogos.

Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.