sicnot

Perfil

País

Passos Coelho três dias nos Açores para contactos com a sociedade civil

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, vai estar nos Açores a partir de terça-feira, numa deslocação de três dias que inclui a passagem por quatro ilhas e a abertura da universidade de verão do PSD/Açores.

De acordo com o programa hoje divulgado, Passos Coelho vai estar nas ilhas do Faial, São Jorge, São Miguel e Terceira, "num percurso focado no contacto com a sociedade civil e no momento político, social e económico que os Açores atravessam".

A visita, a menos de dois meses das eleições legislativas regionais, a 16 de outubro, é um "roteiro para tomar o pulso ao presente da região" e "ouvir o que a população e empresários esperam do futuro", acrescenta o PSD.

A primeira paragem de Passos Coelho é na Horta, ilha do Faial, onde na tarde de terça-feira, depois de visitar a marina, participa num encontro com candidatos do PSD às eleições.

O líder do PSD segue ainda nesse dia de barco para São Jorge, onde vai jantar com militantes.

Na quarta-feira, já em São Miguel, a maior ilha do arquipélago, Passos Coelho tem encontro marcado com a direção da ANA Açores, para ouvir da empresa gestora de aeroportos o balanço da liberalização das ligações aéreas entre esta ilha e o continente, uma medida que "só foi possível concretizar com o Governo de Pedro Passos Coelho", salienta o PSD.

A deslocação ao arquipélago termina na quinta-feira, na Terceira, onde vai discursar na abertura da universidade de verão do PSD/Açores, em Angra do Heroísmo, e conhecer a Misericórdia local.

Nesta visita ao arquipélago, "onde persistem desafios como as longas listas de espera no acesso a cuidados de saúde na área cirúrgica e elevados níveis de desemprego", Passos Coelho vai fazer-se acompanhar do secretário-geral do partido, José Matos Rosa, e do líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, que é cabeça de lista por São Miguel no sufrágio de 16 de outubro.

Depois de uma primeira edição em São Miguel e de outra em São Jorge, a universidade de verão do PSD/Açores chega este ano à ilha Terceira, com debates que abordarão temas como a saúde, a educação, o emprego e o mar, entre outros.

Entre os oradores dos diferentes debates previstos na universidade de verão estão Francisco Pimentel, líder da UGT/Açores, Lizuarte Machado, comandante da marinha mercante e deputado do PS, e Domingos Borges, diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória.

Participam ainda o antigo líder da JSD Duarte Marques e os eurodeputados Carlos Coelho e Sofia Ribeiro, bem como o escritor Joel Neto, o psicólogo Francisco Simões e Álvaro Monjardino, primeiro presidente da Assembleia Legislativa dos Açores.

O PSD é o maior partido da oposição no parlamento regional, no qual o PS tem a maioria dos deputados.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.