sicnot

Perfil

País

Passos Coelho três dias nos Açores para contactos com a sociedade civil

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, vai estar nos Açores a partir de terça-feira, numa deslocação de três dias que inclui a passagem por quatro ilhas e a abertura da universidade de verão do PSD/Açores.

De acordo com o programa hoje divulgado, Passos Coelho vai estar nas ilhas do Faial, São Jorge, São Miguel e Terceira, "num percurso focado no contacto com a sociedade civil e no momento político, social e económico que os Açores atravessam".

A visita, a menos de dois meses das eleições legislativas regionais, a 16 de outubro, é um "roteiro para tomar o pulso ao presente da região" e "ouvir o que a população e empresários esperam do futuro", acrescenta o PSD.

A primeira paragem de Passos Coelho é na Horta, ilha do Faial, onde na tarde de terça-feira, depois de visitar a marina, participa num encontro com candidatos do PSD às eleições.

O líder do PSD segue ainda nesse dia de barco para São Jorge, onde vai jantar com militantes.

Na quarta-feira, já em São Miguel, a maior ilha do arquipélago, Passos Coelho tem encontro marcado com a direção da ANA Açores, para ouvir da empresa gestora de aeroportos o balanço da liberalização das ligações aéreas entre esta ilha e o continente, uma medida que "só foi possível concretizar com o Governo de Pedro Passos Coelho", salienta o PSD.

A deslocação ao arquipélago termina na quinta-feira, na Terceira, onde vai discursar na abertura da universidade de verão do PSD/Açores, em Angra do Heroísmo, e conhecer a Misericórdia local.

Nesta visita ao arquipélago, "onde persistem desafios como as longas listas de espera no acesso a cuidados de saúde na área cirúrgica e elevados níveis de desemprego", Passos Coelho vai fazer-se acompanhar do secretário-geral do partido, José Matos Rosa, e do líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, que é cabeça de lista por São Miguel no sufrágio de 16 de outubro.

Depois de uma primeira edição em São Miguel e de outra em São Jorge, a universidade de verão do PSD/Açores chega este ano à ilha Terceira, com debates que abordarão temas como a saúde, a educação, o emprego e o mar, entre outros.

Entre os oradores dos diferentes debates previstos na universidade de verão estão Francisco Pimentel, líder da UGT/Açores, Lizuarte Machado, comandante da marinha mercante e deputado do PS, e Domingos Borges, diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória.

Participam ainda o antigo líder da JSD Duarte Marques e os eurodeputados Carlos Coelho e Sofia Ribeiro, bem como o escritor Joel Neto, o psicólogo Francisco Simões e Álvaro Monjardino, primeiro presidente da Assembleia Legislativa dos Açores.

O PSD é o maior partido da oposição no parlamento regional, no qual o PS tem a maioria dos deputados.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.