sicnot

Perfil

País

Passos Coelho três dias nos Açores para contactos com a sociedade civil

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, vai estar nos Açores a partir de terça-feira, numa deslocação de três dias que inclui a passagem por quatro ilhas e a abertura da universidade de verão do PSD/Açores.

De acordo com o programa hoje divulgado, Passos Coelho vai estar nas ilhas do Faial, São Jorge, São Miguel e Terceira, "num percurso focado no contacto com a sociedade civil e no momento político, social e económico que os Açores atravessam".

A visita, a menos de dois meses das eleições legislativas regionais, a 16 de outubro, é um "roteiro para tomar o pulso ao presente da região" e "ouvir o que a população e empresários esperam do futuro", acrescenta o PSD.

A primeira paragem de Passos Coelho é na Horta, ilha do Faial, onde na tarde de terça-feira, depois de visitar a marina, participa num encontro com candidatos do PSD às eleições.

O líder do PSD segue ainda nesse dia de barco para São Jorge, onde vai jantar com militantes.

Na quarta-feira, já em São Miguel, a maior ilha do arquipélago, Passos Coelho tem encontro marcado com a direção da ANA Açores, para ouvir da empresa gestora de aeroportos o balanço da liberalização das ligações aéreas entre esta ilha e o continente, uma medida que "só foi possível concretizar com o Governo de Pedro Passos Coelho", salienta o PSD.

A deslocação ao arquipélago termina na quinta-feira, na Terceira, onde vai discursar na abertura da universidade de verão do PSD/Açores, em Angra do Heroísmo, e conhecer a Misericórdia local.

Nesta visita ao arquipélago, "onde persistem desafios como as longas listas de espera no acesso a cuidados de saúde na área cirúrgica e elevados níveis de desemprego", Passos Coelho vai fazer-se acompanhar do secretário-geral do partido, José Matos Rosa, e do líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, que é cabeça de lista por São Miguel no sufrágio de 16 de outubro.

Depois de uma primeira edição em São Miguel e de outra em São Jorge, a universidade de verão do PSD/Açores chega este ano à ilha Terceira, com debates que abordarão temas como a saúde, a educação, o emprego e o mar, entre outros.

Entre os oradores dos diferentes debates previstos na universidade de verão estão Francisco Pimentel, líder da UGT/Açores, Lizuarte Machado, comandante da marinha mercante e deputado do PS, e Domingos Borges, diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória.

Participam ainda o antigo líder da JSD Duarte Marques e os eurodeputados Carlos Coelho e Sofia Ribeiro, bem como o escritor Joel Neto, o psicólogo Francisco Simões e Álvaro Monjardino, primeiro presidente da Assembleia Legislativa dos Açores.

O PSD é o maior partido da oposição no parlamento regional, no qual o PS tem a maioria dos deputados.

Lusa

  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • Nicolas Maduro vence presidenciais na Venezuela

    Mundo

    O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das eleições presidenciais de domingo pela autoridade eleitoral, com perto de 70% dos votos, depois de contados quase todos os boletins.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29