sicnot

Perfil

País

Vinte concelhos do continente em risco máximo de incêndio

(Arquivo)

Paulo Cunha

Vinte concelhos dos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Faro apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os concelhos de Castelo de Paiva e Arouca (Aveiro); São Pedro do Sul e Castro de Aire (Viseu); Celorico da Beira, Guarda e Sabugal (Guarda); Miranda do Corvo, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra (Coimbra); Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra (Leiria); Sertã, Oleiros e Vila de Rei (Castelo Branco); Sardoal e Mação (Santarém); Monchique (Faro) estão hoje em risco "Máximo" de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' de incêndio 13 concelhos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu limpo e vento fraco durante a manhã e pequena subida da temperatura em Portugal continental.

No arquipélago dos Açores prevê-se céu muito nublado e aguaceiros nos grupos central e ocidental.

Na Madeira estão previstos períodos de céu nublado e possibilidade de chuva.

Em Santarém espera-se que a temperatura venha a atingir os 39 graus Celsius; 38 em Évora e Beja; 37 em Castelo Branco e Braga; 36 em Coimbra; 35 em Viseu e Bragança; 34 em Lisboa; 33 em Faro; 32 na Guarda; 30 no Porto e Viana do Castelo e 27 no Funchal e Ponta Delgada.

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.