sicnot

Perfil

País

Fenprof exige ao IEFP que apure alegadas fraudes com estagiários

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) exigiu uma atitude do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) perante as denúncias de extorsão a estagiários.

A federação sindical afirma estar em causa uma prática criminosa que deve levar o IEFP a fazer mais do que "esperar que cheguem queixas".

Instando o IEFP a adotar práticas que acabem com "trabalho escravo", a Fenprof exige também à instituição que resolva problemas laborais com a contratação de professores, através de "falsos recibos verdes".

Na segunda-feira, o instituto garantiu estar atento a fenómenos de abuso e irregularidades com apoios em estágios profissionais por parte de empresas, mas frisou não possuir qualquer denúncia sobre a matéria.

Defendeu que "só pode atuar" relativamente a casos concretos de irregularidades quando estes sejam detetados ou quando existir informação que habilite os serviços a desencadear os procedimentos adequados.

Alguns estágios profissionais promovidos IEFP estão alegadamente a ser alvo de fraude, com os jovens a serem obrigados pelas empresas a devolver parte do salário auferido, uma denúncia feita pelo Jornal de Notícias através do presidente do Conselho Nacional da Juventude, que revelou ser um esquema que configura pelo menos "uma autêntica lavagem de dinheiro".

O JN revelou que há "muitos patrões" que não só exigem aos jovens estagiários que lhes devolvam a comparticipação da empresa no salário (que oscila entre 20% e 35%), como ainda lhes impõem que sejam eles a pagar a taxa social única (23,75%) que corresponde à entidade empregadora.

De acordo com as contas do jornal, dos 691 euros ilíquidos mensais que um estagiário com licenciatura recebe, até 400 podem acabar por baixo da mesa, nas mãos dos empresários que os contratam.

A Fenprof sublinha, em comunicado, que a situação dificilmente é denunciada pelos estagiários, que se encontram numa situação de "enorme fragilidade", exigindo medidas do IEFP para apurar o que se passa.

"Se assim não for, torna-se cúmplice da extorsão a que estão a ser sujeitos os jovens estagiários", lê-se no documento emitido hoje pela estrutura sindical.

Ao mesmo tempo, a Fenprof insta o IEFP a celebrar contratos adequados com os docentes, acabando com "falsos recibos verdes", através dos quais é exigida disponibilidade total "durante 12 horas por dia" aos trabalhadores.

Lusa

  • Estágios do IEFP envolvidos em polémica de lavagem de dinheiro

    Economia

    Os estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional estão envolvidos em polémica. O presidente do Conselho Nacional da Juventude garante que tem recebido denúncias de estagiários que são obrigados pelos patrões a devolver a comparticipação da empresa no salário e também a pagar a taxa social única.

  • "Nenhum estagiário será prejudicado pelo IEFP"
    8:19

    País

    Os estagiários do IEFP são obrigados a pagar para poderem trabalhar. Muitos patrões estão a exigir aos estagiários que devolvam a comparticipação salarial e que paguem a TSU. O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre a polémica. Miguel Cabrita diz que "estas práticas são inaceitáveis", e para que exista intervenção é preciso que as pessoas apresentem queixa. O secretário de Estado garante que "nenhum estagiário será prejudicado pelo IEFP" e que até ao momento não tem conhecimento de qualquer queixa formal.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.