sicnot

Perfil

País

Fogo em Abrantes mobiliza 288 bombeiros e cinco meios aéreos

Um incêndio que deflagrou esta terça-feira, cerca das 15:50, em Sentieiras, Abrantes, em zona florestal, está a lavrar com duas frentes ativas e a evoluir em direção a duas aldeias, informou fonte da autarquia.

A presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, disse à agência Lusa que o incêndio está "a lavrar com grande intensidade", com "uma frente muito ativa e várias projeções", tendo relatado que "há casas que podem estar em perigo, pelo sentido do vento", nomeadamente nas aldeias de Fontes e Carvalhal, no norte do concelho, zona de grande densidade florestal.

A autarca, responsável pela proteção civil municipal, disse que "continuam a chegar meios de combate para tentar controlar o incêndio", que estava a ser combatido às 18:00 por 288 bombeiros, apoiados por 82 viaturas e cinco meios aéreos, segundo os dados da página oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Contactada pela Lusa, a presidente da Junta de Freguesia de Fontes, Sónia Alagoa, disse que o incêndio "está a evoluir na direção das freguesias de Fontes e Carvalhal e a gerar preocupação" na população.

"A situação é muito preocupante e as pessoas estão todas nas ruas e no miradouro a acompanhar o evoluir das chamas. Estamos todos muito apreensivos, porque não esquecemos a devastação que os fogos causaram aqui em 2005", lembrou a autarca.

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52