sicnot

Perfil

País

Fogo em Seia está dominado

O incêndio em zona de mato na freguesia de Vide e Cabeça, no concelho de Seia, no distrito da Guarda, foi hoje dominado, pelas 10:32, segundo adiantou à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O incêndio em mato, que esteve ativo na segunda-feira no Parque Natural da Serra da Estrela, chegou hoje a ter três frentes ativas durante a madrugada, tendo progredido para um local de difícil acesso aos veículos de combate.

Pelas 09:30, o adjunto de Operações Nacional Marco Martins manifestava, em declarações à Lusa, a convicção de que o fogo ficaria dominado com a entrada em ação dos meios aéreos clássicos e ligeiros, num total de seis, o que veio a acontecer.

Àquela hora encontravam-se duas frentes ativas, em "locais de difícil acesso". A proteção civil adiantou que, com a atuação dos meios aéreos durante a manhã, a perspetiva era favorável para que o fogo ficasse dominado, o que se confirmou.

De momento não surge qualquer incêndio no 'site' da ANPC como "ocorrência importante", já que não lavra nenhum fogo de grandes dimensões, com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos.

A página da ANPC na internet apenas contempla os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

Lusa

  • Incêndio em Seia quase dominado
    0:42

    País

    O incêndio em Seia tem a esta hora apenas duas frentes ativas praticamente domindas. O Comandante António Fonseca que chefia as operações diz que as condições adversas no terrreno tornaram impossível o combate às chamas durante a noite. De acordo com o Comando de Operações de Socorro da Guarda as operações estão agora a decorrer de forma favorável e assim que possível vão chegar ao terreno meios aéreos para ajudar nos trabalhos.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.