sicnot

Perfil

País

Fogo em Seia está dominado

O incêndio em zona de mato na freguesia de Vide e Cabeça, no concelho de Seia, no distrito da Guarda, foi hoje dominado, pelas 10:32, segundo adiantou à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O incêndio em mato, que esteve ativo na segunda-feira no Parque Natural da Serra da Estrela, chegou hoje a ter três frentes ativas durante a madrugada, tendo progredido para um local de difícil acesso aos veículos de combate.

Pelas 09:30, o adjunto de Operações Nacional Marco Martins manifestava, em declarações à Lusa, a convicção de que o fogo ficaria dominado com a entrada em ação dos meios aéreos clássicos e ligeiros, num total de seis, o que veio a acontecer.

Àquela hora encontravam-se duas frentes ativas, em "locais de difícil acesso". A proteção civil adiantou que, com a atuação dos meios aéreos durante a manhã, a perspetiva era favorável para que o fogo ficasse dominado, o que se confirmou.

De momento não surge qualquer incêndio no 'site' da ANPC como "ocorrência importante", já que não lavra nenhum fogo de grandes dimensões, com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos.

A página da ANPC na internet apenas contempla os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

Lusa

  • Incêndio em Seia quase dominado
    0:42

    País

    O incêndio em Seia tem a esta hora apenas duas frentes ativas praticamente domindas. O Comandante António Fonseca que chefia as operações diz que as condições adversas no terrreno tornaram impossível o combate às chamas durante a noite. De acordo com o Comando de Operações de Socorro da Guarda as operações estão agora a decorrer de forma favorável e assim que possível vão chegar ao terreno meios aéreos para ajudar nos trabalhos.

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.