sicnot

Perfil

País

Governo garante alimentação dos animais nas zonas afetadas pelos incêndios

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, decidiu acionar a Conta de Emergência deste Ministério para fazer face aos danos nas unidades de exploração económica, provocados pelos incêndios, de modo a garantir a alimentação de milhares de animais.

Estes incêndios, de grande dimensão, devastaram as zonas de montanha das regiões centro e norte do país, na primeira quinzena do mês de agosto, provocando a destruição dos pastos usados na alimentação dos animais da espécie bovina, ovina, caprina e equídeos.

A supressão das pastagens requer que a alimentação dos animais seja agora assegurada pela aquisição de alimentos no mercado.

A decisão sobre os apoios a conceder terá em linha de conta uma avaliação rigorosa e documentada dos danos e a verificação da incapacidade de os sinistrados, pelos seus próprios meios, os superarem.

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19