sicnot

Perfil

País

Vinte e oito concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Vinte e oito concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Faro apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Cabeceiras de Basto (Braga); Ribeira de Pena (Vila Real); Baião (Porto); Castelo de Paiva, Arouca (Aveiro); São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sernancelhe (Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda, Gouveia e Sabugal (Guarda); Miranda do Corvo, Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Leiria); Sertã, Oleiros, Vila de Rei e Mação (Castelo Branco); Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro) estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' de incêndio vários concelhos de 12 distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Segundo o IPMA, prevê-se para hoje céu com poucas nuvens e vento fraco mas com aumento da nebulosidade durante a tarde nas regiões do norte e do centro do continente sendo que se vai verificar uma descida da temperatura máxima junto ao mar, a norte do Cabo da Roca.

No arquipélago dos Açores o céu vai apresentar-se muito nublado, prevendo-se chuva fraca no grupo oriental.

Na Madeira, o céu vai estar pouco nublado e o vento vai soprar fraco a moderado.

As temperaturas vão atingir os 39 graus Celsius em Évora; 38 em Castelo Branco; 37 em Santarém; 36 em Bragança; 35 em Braga, Vila Real e Viseu; 34 em Lisboa, 33 na Guarda e Faro; 31 em Coimbra; 26 no Funchal e em Ponta Delgada e 24 no Porto.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Lesados do Banif ouvidos pela PJ
    1:42

    Economia

    A Unidade de Combate à Corrupção está na Madeira para recolher depoimentos de lesados do Banif e é a primeira diligência da Polícia Judiciária depois de uma queixa apresentada por 100 ex-clientes do banco. Os ex-clientes falam de falsificação de documentos, burla e associação criminosa.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.