sicnot

Perfil

País

Vinte e oito concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Vinte e oito concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Faro apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Cabeceiras de Basto (Braga); Ribeira de Pena (Vila Real); Baião (Porto); Castelo de Paiva, Arouca (Aveiro); São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sernancelhe (Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda, Gouveia e Sabugal (Guarda); Miranda do Corvo, Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Leiria); Sertã, Oleiros, Vila de Rei e Mação (Castelo Branco); Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro) estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' de incêndio vários concelhos de 12 distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Segundo o IPMA, prevê-se para hoje céu com poucas nuvens e vento fraco mas com aumento da nebulosidade durante a tarde nas regiões do norte e do centro do continente sendo que se vai verificar uma descida da temperatura máxima junto ao mar, a norte do Cabo da Roca.

No arquipélago dos Açores o céu vai apresentar-se muito nublado, prevendo-se chuva fraca no grupo oriental.

Na Madeira, o céu vai estar pouco nublado e o vento vai soprar fraco a moderado.

As temperaturas vão atingir os 39 graus Celsius em Évora; 38 em Castelo Branco; 37 em Santarém; 36 em Bragança; 35 em Braga, Vila Real e Viseu; 34 em Lisboa, 33 na Guarda e Faro; 31 em Coimbra; 26 no Funchal e em Ponta Delgada e 24 no Porto.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.