sicnot

Perfil

País

Vinte e oito concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Vinte e oito concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Faro apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Cabeceiras de Basto (Braga); Ribeira de Pena (Vila Real); Baião (Porto); Castelo de Paiva, Arouca (Aveiro); São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sernancelhe (Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda, Gouveia e Sabugal (Guarda); Miranda do Corvo, Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Leiria); Sertã, Oleiros, Vila de Rei e Mação (Castelo Branco); Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro) estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' de incêndio vários concelhos de 12 distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Segundo o IPMA, prevê-se para hoje céu com poucas nuvens e vento fraco mas com aumento da nebulosidade durante a tarde nas regiões do norte e do centro do continente sendo que se vai verificar uma descida da temperatura máxima junto ao mar, a norte do Cabo da Roca.

No arquipélago dos Açores o céu vai apresentar-se muito nublado, prevendo-se chuva fraca no grupo oriental.

Na Madeira, o céu vai estar pouco nublado e o vento vai soprar fraco a moderado.

As temperaturas vão atingir os 39 graus Celsius em Évora; 38 em Castelo Branco; 37 em Santarém; 36 em Bragança; 35 em Braga, Vila Real e Viseu; 34 em Lisboa, 33 na Guarda e Faro; 31 em Coimbra; 26 no Funchal e em Ponta Delgada e 24 no Porto.

Lusa

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto 

    Queda do BES

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto para exigir "bom senso" ao Governo, ao Banco de Portugal (BdP) e aos responsáveis do Novo Banco, refere um comunicado remetido às redações.A manifestação está marcada para as 11:00, nas imediações do balcão do Novo Banco e do Banco de Portugal, na Avenida dos Aliados, e a nota dirigida à imprensa é assinada por quase centena e meia de pessoas."

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Morre congressista republicano norte-americano acusado de assédio sexual

    Mundo

    O congressista estatal do Kentucky e pastor evangélico Dan Johnson morreu na quarta-feira, num aparente suicídio, dois dias depois de ser acusado de assédio sexual por uma mulher, disseram as autoridades. O médico legista do condado, Dave Billings, afirmou que a morte de Johnson foi causada por um único tiro, numa ponte de Mount Washinton, perto de Louisville, onde estacionou o automóvel.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28