sicnot

Perfil

País

Apoio à alimentação de gado para produtores afetados pelos incêndios está disponível

A ministra da Administração Interna disse esta quarta-feira, no Sardoal, que a conta de emergência de 500.000 euros anunciada na terça-feira pelo Governo fica imediatamente disponível para ajudar os produtores afetados pelos incêndios a alimentarem o gado.

Constança Urbano de Sousa deslocou-se hoje a um dos locais atingidos pelo fogo que deflagrou na tarde de terça-feira em Sentieiras, na freguesia de Fontes, no concelho de Abrantes, e se juntou ao que lavrava no concelho vizinho do Sardoal, combatido por mais de 700 operacionais.

"A conta de emergência é no total de meio milhão de euros e destina-se aos produtores que têm gado e que não têm seguro e não têm outra forma de alimentar o gado naquelas freguesias em que houve mais de 30% de área ardida", afirmou.

A ministra disse que o dispositivo de combate aos incêndios tem atuado dentro das "limitações" de recursos que "são sempre finitos", sublinhando que "tem atuado sempre com grande eficácia".

"Não nos podemos esquecer que houve dias em que tivemos 450 incêndios e chegámos ao fim do dia com 10", frisou.

Lusa

  • Meios aéreos deverão ajudar a dominar fogo em Abrantes nas próximas horas
    0:27

    País

    O incêndio de Abrantes mantém-se activo e com mais de 700 operacionais no terreno. Depois da Protecção Civil ter empenhado meios na defesa de algumas aldeias, esta manhã já será possível combater as frentes de incêndio ainda activas. Durante as próximas horas, os meios aéreos deverão começar a ajudar a dominar este fogo, como explicou o Comandante Mário Silvestre da Proteção Civil.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.