sicnot

Perfil

País

Apoio à alimentação de gado para produtores afetados pelos incêndios está disponível

A ministra da Administração Interna disse esta quarta-feira, no Sardoal, que a conta de emergência de 500.000 euros anunciada na terça-feira pelo Governo fica imediatamente disponível para ajudar os produtores afetados pelos incêndios a alimentarem o gado.

Constança Urbano de Sousa deslocou-se hoje a um dos locais atingidos pelo fogo que deflagrou na tarde de terça-feira em Sentieiras, na freguesia de Fontes, no concelho de Abrantes, e se juntou ao que lavrava no concelho vizinho do Sardoal, combatido por mais de 700 operacionais.

"A conta de emergência é no total de meio milhão de euros e destina-se aos produtores que têm gado e que não têm seguro e não têm outra forma de alimentar o gado naquelas freguesias em que houve mais de 30% de área ardida", afirmou.

A ministra disse que o dispositivo de combate aos incêndios tem atuado dentro das "limitações" de recursos que "são sempre finitos", sublinhando que "tem atuado sempre com grande eficácia".

"Não nos podemos esquecer que houve dias em que tivemos 450 incêndios e chegámos ao fim do dia com 10", frisou.

Lusa

  • Meios aéreos deverão ajudar a dominar fogo em Abrantes nas próximas horas
    0:27

    País

    O incêndio de Abrantes mantém-se activo e com mais de 700 operacionais no terreno. Depois da Protecção Civil ter empenhado meios na defesa de algumas aldeias, esta manhã já será possível combater as frentes de incêndio ainda activas. Durante as próximas horas, os meios aéreos deverão começar a ajudar a dominar este fogo, como explicou o Comandante Mário Silvestre da Proteção Civil.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47