sicnot

Perfil

País

Apoio à alimentação de gado para produtores afetados pelos incêndios está disponível

A ministra da Administração Interna disse esta quarta-feira, no Sardoal, que a conta de emergência de 500.000 euros anunciada na terça-feira pelo Governo fica imediatamente disponível para ajudar os produtores afetados pelos incêndios a alimentarem o gado.

Constança Urbano de Sousa deslocou-se hoje a um dos locais atingidos pelo fogo que deflagrou na tarde de terça-feira em Sentieiras, na freguesia de Fontes, no concelho de Abrantes, e se juntou ao que lavrava no concelho vizinho do Sardoal, combatido por mais de 700 operacionais.

"A conta de emergência é no total de meio milhão de euros e destina-se aos produtores que têm gado e que não têm seguro e não têm outra forma de alimentar o gado naquelas freguesias em que houve mais de 30% de área ardida", afirmou.

A ministra disse que o dispositivo de combate aos incêndios tem atuado dentro das "limitações" de recursos que "são sempre finitos", sublinhando que "tem atuado sempre com grande eficácia".

"Não nos podemos esquecer que houve dias em que tivemos 450 incêndios e chegámos ao fim do dia com 10", frisou.

Lusa

  • Meios aéreos deverão ajudar a dominar fogo em Abrantes nas próximas horas
    0:27

    País

    O incêndio de Abrantes mantém-se activo e com mais de 700 operacionais no terreno. Depois da Protecção Civil ter empenhado meios na defesa de algumas aldeias, esta manhã já será possível combater as frentes de incêndio ainda activas. Durante as próximas horas, os meios aéreos deverão começar a ajudar a dominar este fogo, como explicou o Comandante Mário Silvestre da Proteção Civil.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.