sicnot

Perfil

País

Marcelo não quer que o assunto dos incêndios seja esquecido depois do verão

Marcelo não quer que o assunto dos incêndios seja esquecido depois do verão

O Presidente da República passou, esta quinta-feira pelo distrito de Viseu, para fazer um balanço dos incêndos deste verão. Marcelo Rebelo de Sousa disse estar muito impressionado com o que viu, diz que não quer que o assunto seja esquecido depois do verão e garante que irá acompanhar o Conselho de Ministros marcado pelo Governo para outubro para analisar a situação dos fogos.

  • Catarina Martins defende gestão coletiva das florestas
    1:59

    País

    Catarina Martins visitou, esta terça-feira, uma das aldeias de Arouca afetada pelos incêndios. A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu uma gestão coletiva da floresta, mas falou também sobre a entrevista de domingo, ao Jornal Público, em que disse que todos os dias se arrependia da criação da "Geringonça". À chegada, Catarina Martins teve um encontro inesperado com António Guterres.

  • Arouca e S. Pedro do Sul tentam voltar à normalidade depois dos incêndios
    5:10

    País

    Foram muitos os prejuízos que os concelhos de Arouca e S.Pedro do Sul tiveram com os incêndios. Quase um terço da área total que ardeu em Portugal este ano foi nos fogos destes dois concelhos. Arderam 17 mil hectares de terreno florestal e agrícola em Arouca e em S.Pedro do Sul o fogo destruiu 12 mil hectares. As populações tentam agora voltar à normalidade.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47
  • Um olhar sobre a tragédia através das redes sociais
    3:22
  • "Estão a gozar com os portugueses, esta abordagem tem de mudar"
    6:45

    Opinião

    José Gomes Ferreira acusa as autoridades e o poder político de continuarem a abordar o problema da origem dos fogos de uma forma que considera errada. Em entrevista, no Primeiro Jornal, o diretor adjunto da SIC, considera que a causa dos fogos "é alguém querer que a floresta arda". José Gomes Ferreira sublinha que não se aprendeu com os erros e que "estão a gozar com os portugueses".

    José Gomes Ferreira

  • "Os portugueses dispensam um chefe de Governo que lhes diz que isto vai acontecer outra vez"
    6:32

    Opinião

    Perante o cenário provocado pelos incêndios, os portugueses querem um chefe de Governo que lhes diga como é que uma tragédia não volta a repetir-se e não, como disse António Costa, que não tem uma fórmula mágica para resolver o problemas dos fogos florestais. A afirmação é de Bernardo Ferrão, da SIC, que questiona ainda a autoridade da ministra da Administração Interna para ir a um centro de operações, uma vez que é contestada por toda a gente.

  • Portugal precisa de "resultados em contra-relógio, após décadas de desordenamento florestal"
    1:18
  • Jornalista que denunciou corrupção do Governo de Malta morre em explosão

    Mundo

    A jornalista Daphne Caruana Galizia, que acusou o Governo de Malta de corrupção, morreu esta segunda-feira, numa explosão de carro. O ataque acontece duas semanas depois de a jornalista maltesa recorrer à polícia, para dizer que estava a receber ameaças de morte. A morte acontece quatro meses após a vitória do Partido Trabalhista de Joseph Muscat, nas eleições antecipadas pelo primeiro-ministro, após as alegações da jornalista, que o ligavam a si e à sua mulher ao escândalo dos Panama Papers. O casal negou as acusações de que teriam usado uma offshore para esconder pagamentos do Governo do Azerbaijão.