sicnot

Perfil

País

Resgatados 26 banhistas retidos em praia de Lagoa pela subida da maré

Um grupo de 26 banhistas, entre os quais oito crianças, foi resgatado de uma zona isolada da praia da Marinha, em Lagoa, depois de ter ficado retido devido à subida da maré, foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional refere ter recebido o alerta via 112, às 21:30 de quarta-feira, adiantando que os banhistas, 18 adultos e oito crianças, de nacionalidade espanhola e portuguesa, estavam recolhidos numa gruta, na zona poente da praia, numa altura em que se registava a preia-mar.

Em declarações à Lusa, o comandante da capitania do porto de Portimão, Rui Santos Pereira, explicou que as pessoas não se aperceberam de que a maré tinha atingido o seu nível mais alto, o que, naquela zona da praia, impossibilita o acesso ao areal.

Para o local foram deslocadas duas equipas e duas embarcações, do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e da Polícia Marítima, mas não foi possível retirar as pessoas por mar devido à forte ondulação, com uma altura de dois metros, impedindo que as embarcações conseguissem aproximar-se da costa.

A operação de resgate durou quase duas horas, período durante o qual um dos tripulantes da lancha do ISN ficou com o grupo, enquanto a Polícia Marítima ficou na zona nascente da praia.

Foi mantida uma embarcação nas imediações, para apoiar em caso de necessidade.

Segundo Rui Santos Pereira, o grupo já tinha tentado sair da praia durante a enchente, mas não conseguiu, devido ao facto de aquela praia estar dividida por uma zona de rochas e de só ser possível sair pela areia quando a maré está completamente vazia.

Às 23:15, já com a maré a baixar, o tripulante do salva-vidas em terra, com o apoio da Polícia Marítima na zona nascente da praia, conseguiu retirar todas as pessoas para a zona segura da praia.

O comandante da capitania do porto de Portimão aproveitou para apelar aos banhistas para terem cuidado com as zonas que escolhem e, caso não conheçam as praias, para pedirem informações aos nadadores-salvadores.

O responsável pediu ainda aos utentes das praias que cumpram as instruções dos nadadores-salvadores, observando que este ano "tem havido muitos registos de incumprimento, sobretudo no que respeita às bandeiras".

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.