sicnot

Perfil

País

Situação dos incêndios em Portugal é "prioridade absoluta" para a UE

Reuters

A comissária europeia da Política Regional, Corina Creu, afirmou hoje, a propósito dos incêndios em Portugal, que a situação é "uma prioridade absoluta para a União Europeia (UE)".

"A tragédia dos recentes incêndios florestais em Portugal revelou como é importante a solidariedade da UE em tempos de crise. Tal como o meu colega Christos Stylianides, Comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, declarou, a situação em Portugal é uma prioridade absoluta para a UE", lê-se numa declaração que a comissária divulgou hoje.

Lembrando que a UE "respondeu de forma imediata ao pedido [de ajuda] das autoridades portuguesas", Corina Cre?u afirmou que a União Europeia está também "pronta a ajudar" na reconstrução dos edifícios que foram destruídos pelos incêndios.

Nesse sentido, referiu que as autoridades portuguesas "podem candidatar-se a apoio financeiro ao abrigo do Fundo de Solidariedade da UE", que, na sequência de catástrofes naturais, pode ajudar as comunidades a regressar à normalidade em toda a Europa.

"Desde que os danos causados por uma catástrofe excedam um determinado limiar, o Fundo pode contribuir para cobrir os custos dos serviços de emergência e das operações de limpeza, protegendo o património cultural e restabelecendo as infraestruturas e os serviços", acrescentou.

Portugal já beneficiou por duas vezes do Fundo de Solidariedade da UE desde a sua criação, em 2002: em julho de 2003, na sequência de incêndios florestais, e em fevereiro de 2010, após as inundações e os deslizamentos de terras que afetaram a ilha da Madeira, num total de cerca de 80 milhões de euros.

Nas últimas semanas, vários incêndios florestais fustigaram a região norte e centro do país, principalmente os distritos de Aveiro e Viseu, bem como a cidade do Funchal, na ilha da Madeira.

Entretanto, a 14 de agosto, o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, anunciou linhas de crédito de mais de 10 milhões de euros para apoiar o turismo na Madeira na sequência dos fogos.

Na terça-feira, o Governo acionou a abertura de uma conta de emergência, para apoiar os criadores de gado cujas pastagens foram destruídas pelos incêndios, com um valor total de 500 mil euros.

  • Cerca de 98% da área de pastoreio destruída pelo incêndio de Arouca
    5:10

    País

    Quase um terço do total da área ardida em Portugal em 2016 foi nos fogos de Arouca e São Pedro do Sul. As populações tentam agora regressar à normalidade. Isto, depois de as chamas terem destruído 12 mil hectares em São Pedro do Sul, 17 mil hectares de terreno florestal e agrícola e 98% da área de pastoreio em Arouca.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.