sicnot

Perfil

País

GNR na estrada a acompanhar o regresso a casa

A Guarda Nacional Republicana vai realizar, de hoje a domingo, a quinta fase da operação Hermes -- Viajar em Segurança, durante a qual intensifica as ações de patrulhamento e apoio a veraneantes, informou a força de segurança.

A operação destina-se a garantir a segurança dos veraneantes nos itinerários que estes utilizam de e para os locais de férias, refere um comunicado da força militar, no qual aconselha os automobilistas a consultarem toda a informação sobre o estado das vias antes de iniciarem viagem.

Os automobilistas dispõem de informação na linha SOS Trânsito, com o número telefónico 808 201 855, e na página oficial da GNR no Facebook, com o endereço www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana, acrescenta a nota de imprensa da GNR.

No balanço da primeira fase da operação Hermes, que decorreu no primeiro fim de semana de julho, registaram-se sete mortos, mais quatro do que no mesmo período de 2015, 25 feridos em estado grave (menos um) e 170 pessoas com ferimentos ligeiros (menos 51), em 530 acidentes (menos 21 do que no mesmo fim de semana de 2015), segundo os números da GNR então divulgados.

Na segunda fase, de 15 a 17 de julho, a GNR contabilizou 620 acidentes, dois mortos e 18 feridos graves. Em relação à mesma fase da operação, em 2015, houve mais 30 acidentes, menos seis mortos e o mesmo número de feridos.

Na terceira fase da operação, no primeiro fim de semana deste mês, a GNR registou um total de quatro mortos, o mesmo número do que foi verificado no mesmo período do ano passado, 631 acidentes (menos 60), de que resultaram 13 feridos graves (menos seis) e 251 feridos ligeiros (mais três).

Na quarta fase, que decorreu de 12 a 15 de agosto, a GNR registou três mortos, menos três que no mesmo período do ano passado, em 926 acidentes, mais 30 do que no ano passado, com 26 feridos graves, mais nove do que no mesmo período de 2015.

A quinta e última fase da operação Hermes -- Viajar em Segurança 2016 encerra no próximo domingo.

  • GNR intensifica patrulhamento nas estradas portuguesas este fim-de-semana

    País

    A GNR vai intensificar a partir de amanhã o patrulhamento das estradas portuguesas. A quinta-fase da operação Hermes prolonga-se até domingo e pretende acompanhar o início ou o final de férias em mais um fim de semana de agosto. A operação pretende também ajudar os automobilistas a definirem itinerários, tendo em conta os constrangimentos provocados pelos incêndios, na circulação nas estradas.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC