Desenvolvida vacina para hepatite B em spray nasal por investigadores de Coimbra

Arquivo Reuters

© Sukree Sukplang / Reuters

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra desenvolveram uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal, foi hoje anunciado.

Uma nota de imprensa de Universidade de Coimbra explica que esta "vacina genética concebida é vantajosa para países em vias de desenvolvimento onde escasseiam profissionais de saúde responsáveis pela administração das vacinas injetáveis".

"A via nasal permite diminuir os elevados custos humanos e financeiros destes países, associados às complicações decorrentes da administração de injetáveis, nomeadamente as infeções provocadas pela reutilização de seringas", explica a universidade.

A coordenadora do projeto publicado na revista científica "Molecular Pharmaceutics", Olga Borges, explica, citada naquela nota de imprensa, que "foram criados 'sistemas de transporte' (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células".

"Os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal", sintetiza ainda a investigadora.

Este trabalho, de acordo com a Universidade de Coimbra, "desenvolveu uma nova composição para a vacina baseada em 'plasmídeos', teoricamente mais resistentes às variações de temperatura que os 'antigénios' (estimuladores do sistema imunitário) das vacinas comercializadas atualmente".

"Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares que transmitem informação genética (ADN) para o interior das células, ativando mecanismos de defesa do organismo que combatem o vírus da hepatite B. Os 'combatentes' chamam-se 'anticorpos' e surgem no sangue, mucosa nasal e vaginal", é ainda esclarecido.

As nanopartículas desenvolvidas também poderão ser "usadas na composição de vacinas que previnem doenças sexualmente transmissíveis, porque induzem a produção de anticorpos pelo organismo ao nível da mucosa vaginal de forma mais eficaz que as vacinas injetáveis", esclarece a também docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

O projeto, que teve a colaboração da Universidade de Genebra, insere-se numa linha de investigação em vacinas iniciada em 2003, tendo as nanopartículas sido desenvolvidas durante quatro anos por Filipa Lebre, doutoranda da Faculdade de Farmácia da UC.

• Passos explica porque se irritou com Costa

Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

• Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS

Caso CGD

Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

• Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda

Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

• Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam

A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.