Desenvolvida vacina para hepatite B em spray nasal por investigadores de Coimbra

Arquivo Reuters

© Sukree Sukplang / Reuters

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra desenvolveram uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal, foi hoje anunciado.

Uma nota de imprensa de Universidade de Coimbra explica que esta "vacina genética concebida é vantajosa para países em vias de desenvolvimento onde escasseiam profissionais de saúde responsáveis pela administração das vacinas injetáveis".

"A via nasal permite diminuir os elevados custos humanos e financeiros destes países, associados às complicações decorrentes da administração de injetáveis, nomeadamente as infeções provocadas pela reutilização de seringas", explica a universidade.

A coordenadora do projeto publicado na revista científica "Molecular Pharmaceutics", Olga Borges, explica, citada naquela nota de imprensa, que "foram criados 'sistemas de transporte' (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células".

"Os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal", sintetiza ainda a investigadora.

Este trabalho, de acordo com a Universidade de Coimbra, "desenvolveu uma nova composição para a vacina baseada em 'plasmídeos', teoricamente mais resistentes às variações de temperatura que os 'antigénios' (estimuladores do sistema imunitário) das vacinas comercializadas atualmente".

"Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares que transmitem informação genética (ADN) para o interior das células, ativando mecanismos de defesa do organismo que combatem o vírus da hepatite B. Os 'combatentes' chamam-se 'anticorpos' e surgem no sangue, mucosa nasal e vaginal", é ainda esclarecido.

As nanopartículas desenvolvidas também poderão ser "usadas na composição de vacinas que previnem doenças sexualmente transmissíveis, porque induzem a produção de anticorpos pelo organismo ao nível da mucosa vaginal de forma mais eficaz que as vacinas injetáveis", esclarece a também docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

O projeto, que teve a colaboração da Universidade de Genebra, insere-se numa linha de investigação em vacinas iniciada em 2003, tendo as nanopartículas sido desenvolvidas durante quatro anos por Filipa Lebre, doutoranda da Faculdade de Farmácia da UC.

• Marcelo e Costa unidos contra contagem do tempo integral de serviço

Em menos de 24 horas, o Presidente da República e o primeiro-ministro deram publicamente sinais de que estão unidos contra a contagem de todo o tempo de serviço de professores e outros agentes do Estado para efeitos salariais. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa disseram que essa possibilidade é uma ilusão e que o país não tem condições para voltar aos níveis anteriores à crise.

• Estudante português desaparecido no mar Báltico

Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

• Paris inaugura primeiro restaurante naturista

Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

• Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.