sicnot

Perfil

País

Resgate de jovem no Gerês obrigou à mobilização de 39 operacionais

Trinta e nove operacionais foram empenhados na última noite no resgate de um homem que pediu auxílio quando caminhava sozinho na zona de Minas de Carris, no Gerês, informou o comandante operacional distrital de Vila Real.

Álvaro Ribeiro disse à agência Lusa que o alerta do homem de 23 anos foi dado cerca das 21:00 de domingo, numa altura que os bombeiros estavam empenhados em vários incêndios que deflagraram nos concelhos de Montalegre e Boticas.

Segundo este responsável, o homem, que caminhava na zona de Minas de Carris, em pleno Parque Nacional da Penada Gerês (PNPG), disse ter-se sentido indisposto e entendeu que já não teria forma segura de continuar a caminhada, porque caiu a noite e estava sozinho.

Álvaro Ribeiro disse que foi mobilizado o helicóptero do INEM para retirar o jovem, que se encontrava nas antigas casas de apoio às minas, mas o piloto entendeu que, por questões de segurança, já não podia ir lá.

Para o terreno foram mobilizados 39 operacionais das corporações de bombeiros de Montalegre, Terras de Bouro e militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR dos distritos de Braga e Vila Real.

Bombeiros e militares acabaram por pernoitar junto do homem, que foi retirado de helicóptero cerca das 06:30 e foi transportado para o Hospital de Braga.

O comandante operacional referiu que a vítima aparentava estar bem de saúde, referindo que a grande dificuldade era o trajeto de cerca de dez quilómetros, já que teria de ser feito apenas por trilhos entre a zona das Minas de Carris e a Portela do Homem.

Álvaro Ribeiro destacou a dificuldade em mobilizar operacionais para esta operação, já que, ao mesmo tempo, ocorriam vários incêndios naquela zona e apelou à responsabilidade das pessoas quando optam por fazer estas caminhadas sozinhas.

Só para o fogo em povoamento florestal na zona de Cabril, PNPG, chegaram a estar mobilizados mais de 100 operacionais.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.