sicnot

Perfil

País

Três detidos e 366 plantas de canábis apreendidas em armazém de Olhão

Três detidos e mais de 300 plantas de canábis apreendidas numa estufa que funcionava num armazém, na zona industrial de Olhão, é o resultado de uma operação realizada na terça-feira pela GNR de Tavira, anunciada esta quarta-feira.

Ao todo, foram apreendidas 366 plantas e mais de 500 doses de droga na estufa e nas habitações de dois dos detidos, em Tavira, esclareceu o comandante do destacamento local da GNR, sublinhando que a estufa em que a droga era produzida, com mais de 100 metros quadrados, possuía um elevado "grau de sofisticação".

Em declarações aos jornalistas, no comando de Faro da GNR, Edgar da Palma adiantou que a estufa possuía filtros industriais para purificar o ar, transportado através de tubagens para o interior do armazém, para dissimular o cheiro das plantas, cujo crescimento era potenciado através de lâmpadas de alta intensidade e refletores.

O grupo tinha ainda medidores de PH (escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância) para verificar a alimentação das plantas, termómetros e até tinha adaptado duas máquinas de lavar roupa para triturar a droga, acrescentou aquele responsável.

Os detidos - dois portugueses e um estrangeiro, com 31, 35 e 40 anos -, possuíam uma "parafernália muito intensa para controlar tudo ao máximo", referiu Edgar da Palma, precisando que já estavam a ser vigiados pela GNR ao abrigo de uma investigação que durava há seis meses.

Um dos homens era o responsável pela plantação e os outros prestavam apoio e canalizavam a droga para o mercado interno, mas a GNR ainda vai prosseguir com as investigações.

Um dos elementos do grupo foi detido na residência, enquanto os outros dois foram detidos quando se deslocavam de carro para o armazém.

A operação contou com o apoio de militares do Destacamento de Intervenção de Faro e de elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Olhão.

Os detidos vão ser presentes ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Ministério Público de Faro.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.