sicnot

Perfil

País

Gaston deve atingir Açores como tempestade tropical a partir da tarde de 6ª feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que O furacão Gaston deverá "atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia" de sexta-feira.

Segundo informação disponibilizada na página do IPMA, o centro do furacão Gaston encontrava-se pelas 09:00 de hoje "a aproximadamente 1.300 quilómetros a oeste do Faial, com deslocamento para ENE a 31 quilómetros" por hora, "devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de amanhã (sexta-feira), afetando as ilhas dos grupos Ocidental e Central".

Assim, o IPMA alerta para a possibilidade de "um agravamento das condições do estado do tempo para as ilhas do grupo Ocidental" (Flores e Corvo) "a partir das 09:00 de sexta-feira e para as ilhas do grupo Central (Terceira, Faial, São Jorge, Graciosa e Pico) "a partir das 18:00".

As previsões apontam para os grupos Ocidental e Central para vento muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até 8 metros nas Flores e Corvo e até 6 metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

Espera-se que a tempestade tropical diminua rapidamente de intensidade durante a sua passagem sobre o arquipélago, devendo ser absorvida por uma depressão extratropical a norte durante a tarde de sábado.

Hoje de manhã, o IPMA emitiu um aviso laranja, a partir das 09:00 de sexta-feira, para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima.

No caso das ilhas do grupo central, o aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é referente apenas a vento, com previsões de rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora.

Lusa

  • Furacão Gaston deverá atingir os Açores este sábado
    0:47

    País

    Os meteorologistas do National Hurricane Center dos Estados Unidos dão mais de 50% de probabilidade de os Açores serem atingidos este fim de semana por ventos ciclónicos do furacão Gaston, que, no entanto, ainda se encontra a mais de 2 mil e 500 quilómetros do arquipélago e a perder intensidade.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.