sicnot

Perfil

País

Gaston deve atingir Açores como tempestade tropical a partir da tarde de 6ª feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que O furacão Gaston deverá "atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia" de sexta-feira.

Segundo informação disponibilizada na página do IPMA, o centro do furacão Gaston encontrava-se pelas 09:00 de hoje "a aproximadamente 1.300 quilómetros a oeste do Faial, com deslocamento para ENE a 31 quilómetros" por hora, "devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de amanhã (sexta-feira), afetando as ilhas dos grupos Ocidental e Central".

Assim, o IPMA alerta para a possibilidade de "um agravamento das condições do estado do tempo para as ilhas do grupo Ocidental" (Flores e Corvo) "a partir das 09:00 de sexta-feira e para as ilhas do grupo Central (Terceira, Faial, São Jorge, Graciosa e Pico) "a partir das 18:00".

As previsões apontam para os grupos Ocidental e Central para vento muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até 8 metros nas Flores e Corvo e até 6 metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

Espera-se que a tempestade tropical diminua rapidamente de intensidade durante a sua passagem sobre o arquipélago, devendo ser absorvida por uma depressão extratropical a norte durante a tarde de sábado.

Hoje de manhã, o IPMA emitiu um aviso laranja, a partir das 09:00 de sexta-feira, para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima.

No caso das ilhas do grupo central, o aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é referente apenas a vento, com previsões de rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora.

Lusa

  • Furacão Gaston deverá atingir os Açores este sábado
    0:47

    País

    Os meteorologistas do National Hurricane Center dos Estados Unidos dão mais de 50% de probabilidade de os Açores serem atingidos este fim de semana por ventos ciclónicos do furacão Gaston, que, no entanto, ainda se encontra a mais de 2 mil e 500 quilómetros do arquipélago e a perder intensidade.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.