sicnot

Perfil

País

Gaston deve atingir Açores como tempestade tropical a partir da tarde de 6ª feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que O furacão Gaston deverá "atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia" de sexta-feira.

Segundo informação disponibilizada na página do IPMA, o centro do furacão Gaston encontrava-se pelas 09:00 de hoje "a aproximadamente 1.300 quilómetros a oeste do Faial, com deslocamento para ENE a 31 quilómetros" por hora, "devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de amanhã (sexta-feira), afetando as ilhas dos grupos Ocidental e Central".

Assim, o IPMA alerta para a possibilidade de "um agravamento das condições do estado do tempo para as ilhas do grupo Ocidental" (Flores e Corvo) "a partir das 09:00 de sexta-feira e para as ilhas do grupo Central (Terceira, Faial, São Jorge, Graciosa e Pico) "a partir das 18:00".

As previsões apontam para os grupos Ocidental e Central para vento muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até 8 metros nas Flores e Corvo e até 6 metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

Espera-se que a tempestade tropical diminua rapidamente de intensidade durante a sua passagem sobre o arquipélago, devendo ser absorvida por uma depressão extratropical a norte durante a tarde de sábado.

Hoje de manhã, o IPMA emitiu um aviso laranja, a partir das 09:00 de sexta-feira, para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima.

No caso das ilhas do grupo central, o aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é referente apenas a vento, com previsões de rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora.

Lusa

  • Furacão Gaston deverá atingir os Açores este sábado
    0:47

    País

    Os meteorologistas do National Hurricane Center dos Estados Unidos dão mais de 50% de probabilidade de os Açores serem atingidos este fim de semana por ventos ciclónicos do furacão Gaston, que, no entanto, ainda se encontra a mais de 2 mil e 500 quilómetros do arquipélago e a perder intensidade.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47