sicnot

Perfil

País

Marcelo diz que Guterres é "o melhor" para liderar a ONU

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assina um artigo na Visão de hoje em que classifica António Guterres como "o melhor" candidato para liderar a ONU e admite que, se quiser, poderá ser chefe de Estado.

Num artigo de opinião intitulado "Melhor entre os melhores", Marcelo Rebelo de Sousa não poupa elogios ao seu amigo e ex-primeiro-ministro socialista, considerando-o o "mais completo e preparado" para o cargo de secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Depois de recordar o percurso político e profissional de Guterres, o chefe de Estado conclui: "Somemos estes e muitos outros fatores e teremos um candidato, sem desprimor para os demais, de muito longe mais completo e preparado, como pessoa, como líder social, como político para um lugar que exige visão, experiência, capacidade de intermediação e sentido de causa universal".

"Ele foi, vi-o logo nos seus vinte e poucos anos, o melhor de todos nós", acrescenta.

Marcelo lembra que Guterres, se tivesse querido, ou se ainda quiser no futuro, poderia ser Presidente da República.

"Poderia ter sido, porventura, se o tivesse querido, ou poderia sê-lo, ainda no futuro, o Presidente de Portugal. Querendo ser Secretário-Geral das Nações Unidas, é justíssimo que o seja. Além do mais, ficaríamos todos com a noção reconfortante de que fora eleito efetivamente o melhor", escreve no artigo publicado na Visão de hoje.

Marcelo Rebelo de Sousa lembra o percurso de Guterres como líder associativo, o seu lado humano, referindo que este preferia a política social à política pura, para a qual "amiúde, não tinha muita paciência, incomodando-se com os rodriguinhos, as suscetibilidades, os estados de alma pessoais".

No artigo, o chefe de Estado recorda também "o líder associativo nato, entusiasta, mobilizador, cheio de vida", mas também o "homem de causas" com o seu "cristianismo progressivo e ecuménico" que o "abria para o mundo".

O Presidente da República frisa ainda que o ex-primeiro-ministro percorreu um caminho "sempre feito no terreno, e não em gabinetes, quer cá dentro, quer lá fora", salientando que este viveu por dentro o que são as Nações Unidas.

O ex-primeiro-ministro português ficou à frente na terceira votação que ocorreu segunda-feira entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Entre os 10 candidatos ao cargo, metade são mulheres, sendo que até que um resultado seja consensual, o Conselho de Segurança vai continuar a realizar votações informais sobre os candidatos.

Após este processo, o conselho irá então recomendar um nome para que depois seja aprovado pela Assembleia-Geral da ONU, com representantes de 193 países.

Ban Ki-moon, atual secretário-geral da organização, termina o seu segundo mandato no final do ano.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.