sicnot

Perfil

País

Marinha alerta Açores devido à chegada da tempestade tropical Gaston

O chefe do departamento marítimo dos Açores recomendou esta quinta-feira à comunidade marítima que proteja os seus bens e à população em geral que se afaste da orla costeira, devido à chegada da tempestade tropical "Gaston" na sexta-feira.

Em comunicado, Cruz Martins recomendou o "reforço da amarração das embarcações que se encontrem atracadas e de preferência a sua retirada para terra", no caso dos barcos mais pequenos, "a fim de se evitarem danos decorrentes da forte ondulação conjugada com o vento forte previsto".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que o furacão 'Gaston' deverá "atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia" de sexta-feira, afetando as ilhas dos grupos ocidental e central.

As previsões apontam para os grupos ocidental e central vento "muito forte" com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até oito metros nas Flores e Corvo e até seis metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

Cruz Martins, que também é capitão do porto de Ponta Delgada e Vila do Porto, apelou, ainda, à população em geral que se mantenha afastada da orla costeira, de forma "a não ser surpreendida pelo vento e sobretudo pelo mar que vai estar alteroso, podendo galgar zonas onde normalmente não chega".

Apesar dos meios da Autoridade Marítima e da Marinha se encontrarem em prontidão para acorrer a qualquer situação de emergência, Cruz Martins considerou "fundamental, por parte de toda a comunidade, o cumprimento das regras elementares de segurança e bom senso, evitando atitudes de risco".

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.