sicnot

Perfil

País

Ministra da Justiça quer "legislar menos mas melhor"

Ministra da Justiça quer "legislar menos mas melhor"

Na cerimónia de abertura do ano judicial ouviram-se críticas às políticas do anterior Governo e ao mapa judicial. A ministra da Justiça diz que é preciso colmatar as falhas anteriores e investir numa nova justiça com novos desafios.

  • Presidente do Conselho Regional da OA analisa abertura do ano judicial
    5:51

    Edição da Manhã

    O novo ano judicial arranca hoje com a tradicional cerimónia no Supremo Tribunal de Justiça. As alterações ao mapa judiciário, a revisão do estatutos dos magistrados e dos oficiais de justiça e a abertura de cursos para formar 126 magistrados são matérias que deverão marcar os discursos. António Jaime Martins, Presidente do Conselho Regional da Ordem dos Advogados, esteve na Edição da Manhã.

  • Ministra da Justiça critica medidas do anterior Governo
    1:21

    País

    A ministra da Justiça fez criticas às mudanças introduzidas pelo anterior Governo com o mapa judicial e considerou que é preciso adaptar a justiça a um mundo mais dinâmico e menos seguro. Francisca Van Dunem diz que acredita no poder das pontes e que o Governo está à altura da mudança.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.